Acessos a Garruchos e Guabiju são tema de audiência nos Transportes

Lideranças dos municípios participaram de audiência com secretário Juvir Costella nesta quarta-feira (16)

Secretário Juvir Costella participa de reunião com secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho. Junto, no encontro, estão os prefeitos de Guabiju e Garruchos.
Reunião ocorreu na Secretaria de Logística e Transportes, em Porto Alegre - Foto: Raphael Nunes/ST
Por Júlio Cunha Neto

O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, recebeu a visita do titular da pasta da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, na tarde desta quarta-feira (16). Acompanhado do prefeito de Guabiju, Diego Vendramin, e do presidente da Câmara de Vereadores de Garruchos, Carlos Gilberto Machado, ele solicitou obras nos acessos aos dois municípios.

As rodovias que centralizaram a pauta da reunião foram a ERS-126, entre São Jorge e Guabiju, na Região Nordeste do estado, e a ERS-176, que liga Garruchos à BR-285, no Noroeste. De acordo com Covatti Filho, são vias importantes para o escoamento da produção agrícola. “Os municípios dependem dessas estradas em boas condições para o escoamento da produção primária”, reforçou. “Por esse motivo, estamos levando essa demanda ao conhecimento do secretário Costella.”

O prefeito de Guabiju, Diego Vendramin, pediu a continuidade da pavimentação dos três quilômetros que ligam o município a São Jorge. A obra teve início em agosto de 2018 e, no momento, está na fase de implantação da base asfáltica. “Buscamos a garantia de que essa obra seja concluída”, salientou. “É uma rodovia fundamental para toda a região, não apenas para os dois municípios pelos quais ela passa.”

O presidente da Câmara de Vereadores de Garruchos solicitou a pavimentação do acesso pela ERS-176. Hoje, os motoristas precisam percorrer 60 quilômetros de estrada de chão para chegar à cidade. “Além da produção de soja, milho e arroz, há o transporte de pacientes, que nos preocupa bastante. São duas horas de viagem até chegarmos ao asfalto”, comentou Carlos Gilberto Machado.

Após ouvir as reivindicações, o secretário Juvir Costella afirmou que analisará a situação das rodovias junto ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). O titular da pasta de Logística e Transportes, porém, adiantou que a retomada de obras obedecerá a critérios técnicos e financeiros. “Só executaremos os serviços que tiverem os recursos necessários para serem concluídos”, frisou. “Para isso, estamos finalizando um diagnóstico preciso da situação de nossa malha viária.”