Acessos ao aeroporto de Vila Oliva são tema de reunião entre Estado e municípios da Serra

Secretário Costella, diretor-geral do DAER, Luciano Faustino e prefeito de Caxias, Adiló Didomenico, durante reunião na prefeitura.
Obra é estratégica para toda a região da Serra. - Foto: Lucas Munaretti
Por Ascom Selt, com informações da Ascom Prefeitura de Caxias do Sul

Reunião na manhã de quinta-feira (16), em Caxias do Sul, entre representantes do Governo do Estado e dirigentes municipais, discutiu os acessos ao aeroporto de Vila Oliva, obra estratégica para toda a região da Serra. Foram abordadas as obras da ligação de São Marcos a Vila Seca, com extensão de oito quilômetros e projeto pronto; o acesso via Apanhador, de 14 quilômetros e que beneficiará toda a região dos Campos de Cima da Serra; e a estrada que liga o aeroporto a Gramado.

Pelo governo do estado, participaram o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, e o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino. Entre os representantes municipais, estavam os prefeitos de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, e de Gramado, Nestor Tissot, o secretário de Governança e Desenvolvimento Integrado de Gramado, Germano Junges, e a vice-prefeita de Caxias do Sul, Pala Ioris, além dos secretários de Planejamento, Margarete Bender, de Trânsito, Transportes e Mobilidade da cidade, Alfonso Willenbring Júnior, e técnicos do município.

Na reunião, ficou acordado que os projetos e orçamentos já prontos serão encaminhados ao Daer. Caberá à prefeitura de Caxias elaborar o projeto básico e orçamento do trecho do Apanhador. Quando toda a documentação estiver concluída, nova reunião acontecerá, desta vez na presença do governador Eduardo Leite, para definir como dará a participação do Estado. “Quando tivermos todas essas informações reunidas, vamos levar ao governador, porque o Estado tem todo o interesse em ser parte da viabilização. Quando o aeroporto estiver concluído, a população vai perguntar ao prefeito como chegar até lá”, comentou Costella.