Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Logística e Transportes

Início do conteúdo

Aeroclube do RS pede auxílio para concessão de área

Encontro com Secretário Costella tratou da tramitação do processo

Publicação:

Aeroclube do RS pede auxílio para concessão de área
Aeroclube do RS pede auxílio para concessão de área - Foto: Angélica Coronel/Ascom Selt
Por Angélica Coronel

Representantes do Aeroclube do Rio Grande do Sul (Args) estiveram reunidos com o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, nesta terça-feira (19). Acompanhados do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Luís Lamb, eles pediram ajuda para a concessão da licença de operação do serviço, que é administrado pela entidade privada desde 1933.

Pelo Plano Geral de Outorgas (portaria 183/2014), que estabelece as diretrizes para a exploração, os aeródromos civis públicos pertencem à União. Eles precisam ser concedidos ao Estado, que podem repassá-los a entes privados por licitação.

O aeroclube fica no Bairro Belém Novo, em Porto Alegre. No local também funciona a Escola de Aviação Civil do RS, que já formou mais de vinte mil pilotos comerciais. “Queremos investir na área, inclusive implantando um simulador de vôo”, explicou o diretor do Args, Luiz Francisco Barreto. De acordo com ele, o equipamento pode atrair alunos e pilotos, que precisam fazer capacitações a cada seis meses. O Tesoureiro do Aeroclube, Rafael Gomes, alertou para o risco de invasões caso a concessão não se concretize e a área de 42 hectares fique sem uso.

O secretário Costella reconheceu a importância do pedido. "Vamos buscar as informações necessárias sobre a tramitação do processo e verificar o interesse do Estado em receber a concessão", afirmou.

Secretaria de Logística e Transportes