Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Logística e Transportes

Início do conteúdo

Aprovado Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto do Rio Grande

Decisão foi publicada no Diário Oficial da União

Publicação:

A foto mostra uma vista ampla do Porto do Rio Grande
PDZ compatibiliza as políticas de desenvolvimento urbano dos municípios, do estado e da região onde se localiza o porto - Foto: Pablo Bech
Por André Zenobini/Ascom SUPRG

O Ministério da Infraestrutura aprovou o o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto do Rio Grande - 2019. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (10), com a Portaria 1.807, do dia 07 de maio de 2019.

O PDZ é o instrumento de planejamento operacional da Administração Portuária que compatibiliza as políticas de desenvolvimento urbano dos municípios, do estado e da região onde se localiza o porto. Por meio dele, são estabelecidas ações e metas para a expansão racional e a otimização do uso de áreas e instalações do porto. Também está prevista a adesão ao Plano Nacional de Logística Portuária (PNLP).

"O PDZ foi um processo iniciado em 2016 com a contratação de uma consultoria externa que contou com a participação dos técnicos da SUPRG, um trabalho bastante completo que teve sua aprovação final em 2019", explica a engenheira da Superintendência, Karen Hartmann. "Dentro do planejamento dos Portos do Rio Grande Sul, já estamos trabalhando na atualização deste plano, tendo em vista a dinamicidade das informações e das estratégias portuárias."

Para o superintendente dos Portos do Rio Grande do Sul, Fernando Estima, a aprovação do PDZ do Porto do Rio Grande é fundamental “para que tenhamos uma base sólida analisada e atualizada com o aval da Secretaria Nacional de Portos. A partir de agora, iremos intensificar o trabalho para cumprir as metas propostas de curto, médio e longo prazo e também mantê-lo em constante atualização dentro de uma política de desenvolvimento e melhoria da competitividade do complexo portuário”.

O PDZ é um documento público que está disponível no site do Ministério da Infraestrutura e também no site da Superintendência dos Portos do RS.

Secretaria de Logística e Transportes