Início do conteúdo

Veículos do transporte intermunicipal possuem lotação definida por modelos de distanciamento

Limite de passageiros das linhas regulares e de fretamento e turismo varia conforme bandeira de cada região do RS

Publicação:

A foto mostra um ônibus azul estacionado em uma rodoviária do estado.
Decreto que delimita o número de passageiros também exige que os usuários e o motorista utilizem máscaras de proteção - Foto: Divulgação Daer
Por Liana Ramos Carvalho/ACS Daer

As linhas regulares e de fretamento e turismo do transporte intermunicipal do Rio Grande do Sul estão operando com ajustes no limite de passageiros. A capacidade varia conforme o risco de contágio por coronavírus de cada região de embarque ou destino.

O número de ocupantes dos ônibus ou micro-ônibus é definido pela cor da bandeira que identifica os protocolos de distanciamento controlado de cada região, de acordo com o Decreto Estadual nº 55.240 e suas alterações. Assim, a lotação máxima pode chegar a 50 por cento do total de assentos em veículos que saem ou chegam a locais de bandeira amarela e laranja.

"As regras para o sistema regular e especial podem coincidir ou não. Por essa razão, continuaremos investindo em ações de fiscalização nas estradas e estações rodoviárias, agindo conforme estabelece a metodologia das bandeiras e o percentual de cada uma delas”, destaca o diretor de Transportes Rodoviários do Daer, Lauro Hagemann.

Segundo o dirigente, além do controle no número de passageiros, também é averiguado se usuários e tripulantes estão com máscara de proteção. “Ainda, observamos se as medidas de higiene, que já configuravam nos decretos anteriores, estão sendo adotadas”, finaliza Hagemann.

Confira as medidas aplicadas a cada bandeira:

Bandeira

Sistema Regular

Sistema Especial

Amarela/Laranja

Modalidade Comum

50% (corredor) - exclusivo coabitante

Modalidades SD, DI, EXE

25% (corredor) - exclusivo para coabitante

Vermelha

Modalidades CM, SD, DI, EXE

Preta

Modalidades CM, SD, DI, EXE

Serviço suspenso

Saiba os protocolos adotados na semana em cada região em www.distanciamentocontrolado.rs.gov.br.

Secretaria de Logística e Transportes