Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Autorizada licitação dos projetos de ampliação do aeroporto de Santo Ângelo

Obras permitirão embarques em aeronaves com o dobro da capacidade atual

Publicação:

A imagem mostra a fachada do Aeroporto Sepé Tiaraju, em Santo Ângelo.
Projeto de modernização do Aeroporto Sepé Tiaraju deve ampliar a capacidade de passageiros - Foto: Divulgação/Selt
Por Júlio Cunha Neto - Ascom Selt

O edital dos projetos de ampliação e modernização do Aeroporto Sepé Tiaraju, de Santo Ângelo, deverá ser lançado nas próximas semanas. Na última quarta-feira (9/9), o Governo do Estado recebeu a autorização da Secretaria da Aviação Civil - vinculada ao Ministério da Infraestrutura - para iniciar o processo de licitação.

Com custo estimado em R$ 700 mil, os projetos básico e executivo preveem a construção de um novo terminal de passageiros, com 1,2 mil metros quadrados - área cerca de três vezes maior do que a atual -, a ampliação do pátio para aeronaves e melhorias na segurança da pista de pousos e decolagens.

Após a execução das obras, o aeroporto poderá receber aeronaves com capacidade para mais de 140 passageiros. Hoje, a estrutura do Sepé Tiaraju comporta, no máximo, voos comerciais com 72 assentos.

O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, considera a reforma e ampliação do aeroporto de Santo Ângelo um marco para o desenvolvimento das Missões. "Trata-se de um investimento estratégico para impulsionar essa importante região do estado, que se notabiliza não só pela produção agrícola e industrial, mas também pelas atrações turísticas reconhecidas internacionalmente", destaca. "A qualificação dos nossos aeroportos é fundamental para agilizarmos negócios e aproximarmos pessoas."

A empresa vencedora da licitação terá um prazo de seis meses para entregar os projetos. Os recursos são provenientes do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).

Secretaria de Logística e Transportes