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Avançam obras na ponte sobre o Rio Turvo, entre Braga e Campo Novo

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Foto mostra obra de ponte em Braga
Ponte deve ser concluída em 2024 - Foto: Emerson Foguinho/ Ascom/Selt
Por Ascom/Selt

Depois de quase três décadas de espera, a ponte sobre o rio Turvo, na ERS-518, ligando os municípios de Braga e Campo Novo, na Região Noroeste do Estado, começa a virar realidade. Os trabalhos começaram em março deste ano, com previsão de conclusão em 2024. O valor total para a construção da ponte é de R$ 5,7 milhões, com recursos do Tesouro do Estado. A elaboração do projeto foi custeada através de parceria dos dois municípios e a execução está a cargo da empresa Traçado.

Reivindicação antiga dos moradores de Braga e Campo Novo, a construção foi contemplada no Plano de Obras do Governo do Estado. Em setembro de 2022, foi anunciada a empresa vencedora. No início de maio deste ano, o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, esteve em Braga, vistoriando e acompanhando de perto o andamento dos serviços.

Na foto, máquinas e trabalhadores atuando na construção da ponte
Valor total da obra é de R$ 5,7 milhões - Foto: Emerson Foguinho/ Ascom/Selt

“A ponte trará uma melhoria sensível na ligação entre os dois municípios e será importante para produtores rurais, pois ajudará a escoar a produção de soja, uma das culturas mais fortes da região. Portanto, é uma obra que vai fomentar a economia não só de Braga e Campo Novo, mas de cidades próximas. É um progresso para todo o Estado”, afirma Costella.

Na foto, máquinas e trabalhadores na obra da ponte sobre o Rio Turvo
Ponte é anseio antigo da comunidade - Foto: Emerson Foguinho/ Ascom/Selt

Luciano Faustino, diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria de Logística e Transportes, observa que a obra melhorará significativamente a segurança, com uma estrutura mais ampla e segura.

“Ela representa um investimento importante em segurança viária. Antes, passava um carro de cada vez na estrutura de madeira, que fica ao lado da nova ponte. Caminhões de grande porte não podiam passar. Isso levava ao encarecimento do frete, pelo tempo dispendido pelos veículos”, afirma Faustino.

Atualmente, a obra está na fase de colocação de vigas pré-moldadas, que sustentam a estrutura. As fundações e a parte da ponte que fica próxima ao chão já estão finalizadas. Resta a parte superior da estrutura, por onde transitarão os veículos.

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