Aviação regional deverá ter o incremento de cinco novas linhas no RS até março

Reunião para discutir o tema ocorreu na tarde desta quarta-feira, no Palácio Piratini

Secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, em audiência com lideranças na Casa Civil - Foto: Ascom/Casa Civil
Por Assessoria de Comunicação Social - Casa Civil

Um encontro no Palácio Piratini na quarta-feira (07) deu prosseguimento às tratativas para a expansão da aviação regional no Estado. A expectativa é que essa operação se inicie em março em, pelo menos, cinco rotas no RS. Participaram do encontro o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Branco; o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen; o presidente da Frente Parlamentar da Aviação Civil na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes; secretário nacional de Aviação Civil, Dario Lopes; o diretor de Relações Institucionais da Gol Linhas Aéreas, Alberto Fajerman, e o presidente da Two Flex Aéreo, Ruy Aquino.

Durante o encontro, o secretário Pedro Westphalen destacou o trabalho que vem sendo realizado pelo titular da Secretaria Nacional de Aviação Civil, engenheiro Dario Lopes que tem dado atenção especial a todos os encaminhamentos enviados pelo governo do RS. “Essas novas rotas vem ao encontro com o objetivo do PDAR, promovendo o desenvolvimento econômico, social e turístico em todas regiões. Trabalhamos nessa integração regional desde o início do governo Sartori junto com a Frente Parlamentar da Aviação da ALRS. Somos pioneiros nesse programa, continuaremos lutando e trabalhando em prol do crescimento do RS”.

O representante da Gol Linhas Aéreas solicitou a adesão da companhia ao Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR-RS). A expectativa da companhia é que a partir de março a Gol Linhas Aéreas, em parceria com a Two Flex, já esteja operando cinco novas rotas ligando Porto Alegre a Rivera, Bagé, Passo Fundo, Rio Grande e Bagé. "Por duas vezes fui prefeito de Rio Grande e sei da dificuldade que a falta de oferta de transporte aéreo traz aos municípios. O incremento da aviação regional significa uma oportunidade de crescimento econômico para essas regiões", afirma Fábio Branco.

A Two Flex recebeu, em novembro de 2017, a autorização da ANAC para fazer o transporte aéreo regular de passageiros no âmbito da aviação regional. A empresa é proprietária de 18 aeronaves Cessna Gran Caravan, com capacidade para até 12 passageiros ou 1.900 kg de carga. No RS, a Two Flex irá atuar como feeder (alimentadora) da Gol Linhas Aéreas, através de um contrato de operação complementar, a exemplo do ocorre em outros países.

“Há mais de seis meses esse assunto vem sendo tratado em reuniões com a Secretaria Nacional da Aviação, Secretaria Estadual dos Transportes, Frente Parlamentar da Aviação e nos demais órgãos do Governo do Estado”, afirmou Frederico Antunes. O parlamentar acrescenta que “no final do ano passado tivemos excelentes avanços e hoje foi mais um passo através da solicitação da Gol em aderir ao Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional. Nossa expectativa é que, em março, cinco novos municípios do interior gaúcho já possam contar com novos voos regionais ligando essas cidades à capital gaúcha”, disse Frederico.