Bom Retiro do Sul quer agilizar convênio para pavimentação

Reunião na Secretaria de Logística e Transportes buscou alternativas para obras na ERS-129

Prefeito Edmilson Busatto e deputada Zilá Breitenbach participaram do encontro
Prefeito Edmilson Busatto e deputada Zilá Breitenbach participaram do encontro - Foto: Júlio Cunha Neto/Ascom Selt
Por Júlio Cunha Neto – Ascom Selt

Uma solução discutida na manhã desta quarta-feira (16), na Secretaria de Logística e Transportes do Estado, pode acelerar a pavimentação do trecho urbano da ERS-129, em Bom Retiro do Sul, no Vale do Taquari. O convênio para a execução da obra foi o assunto do encontro entre o titular da pasta, Juvir Costella, e o prefeito Edmilson Busatto.

A audiência foi proposta e acompanhada pela deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB). “O município tem interesse em investir para que a obra seja finalizada o quanto antes, por isso viemos aqui para buscar um entendimento a respeito”, reforçou a parlamentar.

O convênio firmado entre o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e a prefeitura de Bom Retiro do Sul prevê a pavimentação de 1,8 quilômetros que ligam o município à RSC-287. O Estado é responsável pelo repasse de R$ 1,5 milhão. A prefeitura investirá R$ 370 mil de contrapartida, mas tem interesse em superar o valor. “Queremos aplicar R$ 1 milhão para asfaltarmos parte do trecho, com o ressarcimento do Estado posteriormente”, explicou Busatto.

O secretário Costella elogiou a iniciativa do município e encaminhou o assunto ao Daer, para que seja analisada a viabilidade da solução proposta. “Precisamos fazer justamente isso: buscar parcerias para que possamos executar as obras que são aguardadas pela comunidade e que certamente farão a diferença para o seu desenvolvimento”, concluiu.

Participou do encontro, também, o representante da construtora Conpasul, Giovani Luzzatto.