Comissão Permamente do Corredor Bioceânico é instalada
Publicação:

A Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa se reuniu nesta quarta-feira (23), no Plenarinho do Palácio Farroupilha,com representantes do Conselho Regional da Região de Coquimbo, no Chile. Na ocasião, foi instalada uma Comissão Permanente para tratar do tema.
Presente na reunião, o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, destacou mais uma etapa importante para o andamento do projeto. “Uma iniciativa da Assembleia Legislativa com a Comissão do Mercosul, que desempenha um papel fundamental nessa integração tão necessária entre países amigos. Temos ações que terão que ser feitas pelo Brasil, começando pela ponte entre Uruguaiana-Brasil e Paso de Los Libres-Argentina. Hoje demos um passo a mais para concretizarmos esse sonho”, afirmou.
O corredor Bioceânico é considerado fundamental para a integração física da América do Sul, interligando os oceanos Pacífico e Atlântico. A obra terá 2.472 quilômetros de extensão, iniciando na província de Coquimbo, norte do Chile, e cruzando a Argentina, onde alcançará a cidade de Paso de Los Libres até chegar ao Rio Grande do Sul. Da Fronteira Oeste, em Uruguaiana, o corredor seguirá em direção a Porto Alegre pela BR-290. Para ser viabilizado o projeto, será preciso a construção de um túnel entre Chile e Argentina.
Estiveram presentes ao ato as deputadas Zilá Breitenbach e Liziane Bayer; os deputados Frederico Antunes e João Fischer; o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco; os conselheiros regionais de Coquimbo (CH), Lidia Zapata Pastén, Alberto Flores e Agapito Marín; o representante do Ministério dos Transportes, Adão Proença; e os representantes do Comitê de Integração da Rota América do Sul, Güinter Staub e Cláudio Teitelbaum.