Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Concluído asfalto no acesso a Coqueiro Baixo, no Vale do Taquari

Mais de R$ 11 milhões do programa Avançar foram investidos na pavimentação da ERS-425

Publicação:

Imagem mostra trecho recém pavimentado
Pavimentação e implantação dos dispositivos de drenagem estão finalizados na ERS-425 - Foto: Divulgação/Daer
Por Liana Ramos Carvalho

A população de Coqueiro Baixo já pode transitar por um acesso municipal inteiramente asfaltado. Executadas pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – vinculado à Secretaria de Logística e Transportes –, as obras na ERS-425 resultaram na pavimentação dos 9,6 quilômetros que ligam a cidade à vizinha Nova Bréscia.

Para a execução dos serviços, foram disponibilizados R$ 11 milhões do Tesouro do Estado. As ações integram o Plano de Obras 2021-2022 do programa Avançar.

Imagem mostra trecho recém pavimentado da viaA próxima etapa da obra será a execução da sinalização da pista - Foto: Divulgação/Daer

“Foram quatro anos de trabalho até entregarmos essa tão aguardada obra à comunidade”, ressalta o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino. “Além de facilitar o deslocamento dos moradores para as cidades-polo, como Lajeado, e para o norte do estado pela BRS-386, o acesso impulsionará a economia local, voltada especialmente à criação de aves”, complementa.

De acordo com o diretor de Infraestrutura Rodoviária do departamento, Richard Polo, as atividades na ERS-425 incluíram a pavimentação e a implantação de dispositivos de drenagem. 

“Em breve, executaremos a sinalização para garantir a segurança de pedestres e motoristas”, destaca. “Realizamos estudos técnicos a fim de aplicar uma solução adequada às características da região, que conta com um relevo montanhoso”, detalha.

Polo ressalta a colaboração dos moradores dos municípios de Nova Bréscia e Coqueiro Baixo para o sucesso da implantação do revestimento asfáltico.

“Durante todas as etapas da obra, recebemos apoio de quem vive no entorno da rodovia, principalmente por meio de informações precisas sobre o histórico da ERS-425 e da disponibilização de materiais. Essa integração contribuiu para a conclusão desse acesso asfáltico, que será um marco na vida dessas comunidades”, enfatiza o diretor.

Secretaria de Logística e Transportes