Costella e deputados têm reuniões sobre melhorias em rodovias

Lucas Redecker e Mateus Wesp trouxeram comitivas nesta sexta-feira (10) na Selt

Costella enalteceu a mobilização dos municípios presentes no encontro
Costella enalteceu a mobilização dos municípios presentes no encontro - Foto: Juliana Pretto/Ascom Selt
Por Juliana Pretto/Ascom Selt

O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, reuniu-se com comitivas das regiões Nordeste, Alto Uruguai e Serra Gaúcha em audiências nesta sexta-feira (10). Os grupos foram acompanhados pelo deputado federal Lucas Redecker e o deputado estadual Mateus Wesp – ambos do PSDB.

As lideranças do Nordeste e Alto Uruguai reivindicaram a continuidade de obras nos seguintes acessos asfálticos: ERS-292, entre São José do Ouro e Tupanci do Sul; ERS-492 até o entroncamento com a ERS-343, entre Santo Expedito do Sul e Cacique Doble; e ERS-475, entre Sananduva e Charrua. “Queremos agradecer a audiência e pedimos uma atenção às demandas apresentadas para encontrarmos uma solução tanto no âmbito estadual como federal”, disse Redecker.

Para Wesp, as demandas são importantes porque as regiões “têm parcela significativa na produção agrícola e necessitam urgentemente de investimentos para alavancar seu desenvolvimento econômico.”

O secretário Costella elogiou a união das comitivas junto aos deputados e destacou a busca incessante do governo por recursos para infraestrutura. “Apresentei em Brasília um projeto claro e completo aos deputados sobre a realidade das nossas estradas e sugeri que as obras de acesso asfáltico que estão em fase de conclusão recebam recursos de emendas da bancada federal”, detalhou. “Terminando as obras que possuem poucos quilômetros para a finalização, voltamos a atenção a novos pedidos de acessos municipais”, reiterou.

O titular da pasta de Logística e Transportes ressaltou, ainda, que o momento exige a união dos representantes de todas as esferas políticas para focar no bem-estar da sociedade. “Precisamos lutar juntos para impulsionar a malha rodoviária e o desenvolvimento do Estado através de medidas alternativas, enquanto buscamos o equilíbrio financeiro do Estado”, salientou.

Rodovias dos Altos da Serra

No caso dos municípios de Cambará do Sul e São José dos Ausentes, nos Altos da Serra, os parlamentares e a comitiva da região ressaltaram a importância da conclusão dos três quilômetros de pavimentação na ERS-020. Além disso, pediram melhorias na continuidade da rodovia, no perímetro entre os municípios.

Audiência foi realizada na sede da Secretaria de Logística e Transportes, na manhã desta sexta-feira (10). - Foto: Juliana Pretto/Ascom Selt

“O pedido atende a solicitação das comunidades, pois toda a região conta com um grande fluxo de turistas que usufruem desta estrada”, destacou o vereador Haílton Boeira, de Cambará do Sul. “Estas melhorias trarão grandes benefícios, já que a via está em más condições de trafegabilidade.”

Costella afirmou que a pavimentação do trecho de três quilômetros tem recursos garantidos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). No momento, a liberação dos recursos é aguardada para o andamento da obra.