Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Logística e Transportes

Início do conteúdo

Costella e ministro da Infraestrutura vistoriam nova ponte do Guaíba

Com mais de 90% dos serviços executados, obra começa a ter trânsito liberado em novembro

Publicação:

WhatsApp Image 2020 10 26 at 17 16 49
Vistoria foi realizada nesta segunda-feira (26/10), durante visita do ministro Tarcísio de Freitas a Porto Alegre - Foto: Alvaro Bitencourt/Selt

O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, acompanhou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, numa vistoria às obras da nova ponte do Guaíba, nesta segunda-feira (26/10). O complexo viário em Porto Alegre está em fase final de execução e deve ser inaugurado no próximo mês.

Aguardada há mais de 40 anos, a nova ligação da Região Metropolitana com o Sul e a Fronteira Oeste do estado já está com mais de 90 por cento do cronograma concluído. A estrutura de aço e concreto terá 12 quilômetros de extensão e vão principal de 43 metros de altura, o que permitirá a travessia do Delta do Jacuí sem interrupções – ao contrário da ponte antiga, cujo vão móvel precisa ser içado para a passagem de navios. O investimento federal ultrapassa R$ 860 milhões.

A expectativa é que o trânsito na ponte seja parcialmente liberado em novembro, em cerimônia com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro. "Nesse mesmo mês, também queremos liberar mais 10 quilômetros da BR-116, entre Guaíba e Tapes", destacou o ministro Tarcísio de Freitas.

Representando o governador Eduardo Leite, o secretário Costella reafirmou o apoio do Estado aos investimentos da União nos modais de transporte gaúchos. "Além das rodovias, também somos parceiros no fortalecimento de nossos aeroportos e complexos portuários", frisou. "Acabamos de homologar o novo calado do Porto do Rio Grande e, em poucos dias, daremos início às obras de ampliação do aeroporto de Passo Fundo. São ações que impulsionarão o desenvolvimento do Rio Grande do Sul", concluiu Costella.

Secretaria de Logística e Transportes