Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Logística e Transportes

Início do conteúdo

Estado começa a licitar passarelas na ERS-118

Instalação das seis travessias de pedestres começa por Sapucaia do Sul

Publicação:

A foto mostra uma visão aérea da ERS-118, onde está a primeira passarela que será licitada na Celic.
As novas passarelas metálicas vão contar com iluminação própria, proteção lateral e rampas de acesso - Foto: Divulgação Daer
Por Liana Ramos Carvalho/ACS Daer

O Governo do Estado começou a licitar as obras das passarelas para pedestres na ERS-118, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Dos seis editais, o primeiro a ser encaminhado à Subsecretaria de Administração Central de Licitações (Celic) prevê a construção de uma travessia em Sapucaia do Sul, no quilômetro 5,1 da rodovia.

“Garantir a segurança das pessoas, especialmente em áreas urbanas, é tão importante quanto ampliar a capacidade da estrada”, afirma o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella. “Por essa razão, pretendemos, em breve, encaminhar à Celic um processo para execução de outra passarela, que ficará no quilômetro 10, em Cachoeirinha."

De acordo com o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino, as travessias são estruturas metálicas projetadas para atender às diversas necessidades dos usuários da ERS-118.

“Elas seguem as normas de acessibilidade, com rampas de acesso e segurança, contando com as laterais protegidas por telas e iluminação própria”, destaca o dirigente.

Faustino salienta que a primeira passarela, em Sapucaia do Sul, será construída assim que for concluída a licitação, que deve levar em torno de 90 dias. O investimento é de R$ 2,5 milhões – provenientes do Tesouro do Estado – e a duração estimada dos serviços é de seis meses.

"A expectativa é de que as duas primeiras passarelas comecem a ser construídas ainda em 2020. No próximo ano, devem ocorrer as licitações e obras das demais, localizadas em Sapucaia do Sul e Gravataí”, destaca o diretor-geral do Daer.

As obras de duplicação - que estão com 90 por cento do cronograma concluído - têm previsão de entrega para dezembro deste ano.

Confira as passarelas que serão construídas na ERS-118:

Sapucaia do Sul:
- Km 2,1: junto à Rua Artur Bernardes e a Av. Luiz Pasteur
- Km 2,6: junto à interseção com a Rua Ten. Timbaúva
- Km 5,1: junto às ruas Alcebíades Tavares e Quintino Bocaiúva

Cachoeirinha:
- Km 10,4: junto à Av. Atlântida e Estrada Costa do Ipiranga

Gravataí:
- Km 14,1: junto às estradas Antônio Carlos Jobim e Dionísio Cardoso de Lima
- Km 19,4: junto à Av. Brasil

Secretaria de Logística e Transportes