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Daer lançará cadastro informatizado de transporte turístico

Plataforma de Gestão do Transporte Coletivo (GTC) será desenvolvida pela Procergs

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Assinatura do contrato entre Daer e Procergs agilizará cadastro das empresas de fretamento e turismo
Assinatura do contrato entre Daer e Procergs agilizará cadastro das empresas de fretamento e turismo - Foto: Raphael Nunes/Ascom Selt
Por Liana Ramos Carvalho/Daer

O cadastro de empresas que realizam o transporte nas modalidades de fretamento e turismo ficará mais ágil e moderno. A partir de 2020, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt) – vai implantar um sistema informatizado para a prestação do serviço. A plataforma será desenvolvida pela Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs).

Batizado de Gestão do Transporte Coletivo (GTC), o projeto – que elimina o trâmite de processos físicos – foi oficializado nesta quinta-feira (12) à tarde. “Estamos muito felizes com o cumprimento desta meta, que integra o Mapa Estratégico do Governo do Estado”, ressaltou o secretário Juvir Costella. “É mais um passo importante para a desburocratização dos serviços públicos.”

Para o diretor de inovação e de relacionamento com clientes da Procergs, Josué Barbosa, essa é mais uma parceria de sucesso entre a empresa e o Departamento. “Possuímos um relacionamento de longo prazo com a autarquia e é uma satisfação sermos escolhidos para desenvolver esse produto digital que vai qualificar as atividades da instituição”, contou.

Segundo o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, será investido aproximadamente R$ 1 milhão no GTC. “Além de modernizar os processos, vamos economizar na mão-de-obra, uma vez que a equipe que realizava a avaliação manual dos papéis poderá se envolver em outras funções”, detalhou o dirigente.

Outra vantagem, apontada pelo diretor de Transportes Rodoviários do Daer, Lauro Hagemann, é a segurança no gerenciamento das informações, que serão cruzadas com o banco de dados das Secretarias da Fazenda e de Segurança Pública do Rio Grande do Sul e do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS).

“As próprias empresas inserem os dados e são responsáveis por eles. Caso alguma documentação importante esteja faltando ou com a validade vencida, o usuário é informado e o preenchimento interrompido até que o problema seja solucionado”, explicou. “Esse trabalho pode ser feito a qualquer momento, independentemente de ser em horário comercial ou não. Se os motoristas desejarem cadastrar uma lista de passageiros à meia-noite e realizarem uma viagem em seguida, poderão ter essa opção”, afirmou Hagemann.

A expectativa é de que o sistema comece a funcionar no primeiro semestre de 2020, com projeção de estar concluído em 2021. “A ideia é ampliá-lo para o transporte intermunicipal, viabilizando, além do cadastro de dados on-line, o monitoramento da frota em tempo real”, adiantou Hagemann.

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