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EGR e 3º BRBM alinham medidas para reduzir acidentes na ERS-239

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Na foto, Vanacôr e representantes do 3° BRBM
Diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, em reunião com o 3º BRBM, nesta quinta- - Foto: Gustavo Rech/EGR
Por Ascom/EGR

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e o 3º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar (BRBM) estão intensificando as ações para melhorar a segurança viária na ERS-239, entre Novo Hamburgo e Riozinho.

Nesta quinta-feira, o diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, reuniu-se com o Major Diego Caetano de Souza e o Capitão Melk Lima de Almeida, do 3º BRBM, com o objetivo de estabelecer ações para prevenir a ocorrência de acidentes e executar diversas medidas, a exemplo de 2021 - quando a estatal desenvolveu, em parceria com a Secretaria de Logística e Transportes (Selt) e o Governo do Estado, uma campanha preventiva no Rio Grande do Sul.

Está prevista, até dezembro, a implantação de um controlador eletrônico de velocidade no quilômetro 14,8, nas imediações da rua Bento Gonçalves e Germano Friedrich, em Novo Hamburgo. A iniciativa, respaldada por estudos técnicos, tem como objetivo limitar a velocidade dos veículos e melhorar o acesso à rua Bento Gonçalves, uma das principais causas de acidentes na rodovia. Enquanto isso, será intensificada a fiscalização por parte do BRBM.

Para prevenir os atropelamentos na rodovia, foi alinhado com o 3º BRBM que a EGR irá realizar intervenções para reduzir a velocidade máxima permitida de 80 km/h para 60 km/h no segmento do quilômetro 25 ao 28, em Sapiranga, e no quilômetro 22, em Campo Bom, com reforço na sinalização vertical em regiões urbanizadas.

A escolha do segmento foi definida por meio de estudos que identificaram as áreas com maior incidência de sinistros com morte. Conforme levantamento do CRBM, foram registrados 14 óbitos neste trecho nos últimos cinco anos

Para aumentar ainda mais a segurança dos pedestres, a estatal estuda a instalação de duas faixas elevadas para travessia em pontos estratégicos da rodovia. A escolha dos locais será definida por meio de estudos técnicos que identificarão as áreas com maior risco de atropelamentos. As faixas elevadas, além de reduzir a velocidade dos veículos, também contam com sinalização horizontal e vertical reforçada, conforme as normas da Resolução nº 738 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), garantindo a segurança tanto de pedestres quanto de motoristas.

Outra medida para aumentar a segurança dos usuários que se deslocam pela principal rodovia da região será o reforço na sinalização horizontal e vertical com a pintura do pavimento e a implantação de placas para melhorar a trafegabilidade e a segurança, transmitindo informações visuais para coibir a imprudência dos motoristas. Essa ação deve iniciar imediatamente.

Além disso, a EGR iniciará uma campanha de conscientização atingindo diretamente o motorista que trafega na rodovia. Haverá a entrega de material informativo aos condutores na praça de pedágio de Campo Bom e a exibição da campanha preventiva nos painéis digitais do pedágio. A partir da frase “Com a sua colaboração, todo mundo chega bem em casa” e “Qualquer um pode salvar uma vida”, as peças buscam conscientizar a população por meio de dois pontos de vista: do motorista e do pedestre e reforçam a necessidade de evitar comportamentos imprudentes no trânsito, como o não uso do cinto de segurança, a embriaguez ao volante e o desrespeito aos limites de velocidade.

Para os próximos dois anos, a EGR irá investir R$ 7,9 milhões em obras de melhoria e qualificação do pavimento da rodovia. “A EGR está fazendo a sua parte, mas conta com a conscientização da sociedade no sentido de preservarmos vidas nessa importante rodovia gaúcha”, destacou Vanacôr.

Trabalho para diminuir imprudência de motoristas

De acordo com o diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, as medidas buscam colaborar nas ações para coibir o excesso de velocidade e a imprudência, principais causas dos acidentes em rodovias. “A instalação do controlador eletrônico de velocidade, as melhorias na sinalização, a construção das faixas elevadas para pedestres e a campanha de conscientização são ações imediatas, fundamentais para conscientizar os motoristas e promover um trânsito mais seguro”, explica Vanacôr.

Conforme o Major Caetano, o CRBM está trabalhando operacionalmente com o aumento de efetivo para viabilizar ações que induzam os motoristas a reduzir a velocidade na rodovia. “Mobilizamos as nossas equipes e instalamos uma base móvel no quilômetro 27 da ERS-239, em Sapiranga, para intensificar a fiscalização com radar móvel e modificar o comportamento do usuário a fim de garantir a segurança viária. Conseguimos elaborar ações que agem nos três eixos importantes para a redução de sinistros de trânsito – engenharia, educação e esforço legal, dessa forma, pretendemos inibir comportamentos imprudentes e, consequentemente, fazer com que os usuários trafeguem dentro dos limites estipulados no local”, frisou.

No momento, existem três passarelas localizadas em pontos estratégicos da ERS-239 – uma em Parobé, no quilômetro 47,5 e duas em Sapiranga, nos quilômetros 26 e 29,5 da rodovia. Além disso, a rodovia conta com 13 dispositivos eletrônicos de controle de velocidade e implantou quatro faixas elevadas para travessia de pedestres em Rolante nos quilômetros 73,5, 75, 75,9 e 81.

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