Em Rio Grande, Leite destaca benefício para o município com a duplicação estendida da ERS-734 incluída no Plano de Obras

"Celebramos a parceria entre a prefeitura e a Portos RS para desenvolver o projeto de revitalização do Porto Velho", disse Leite - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini
Por Suzy Scarton

A última agenda do governador Eduardo Leite em Rio Grande, nesta quinta-feira (22/7), foi uma visita à prefeitura da cidade. Leite acompanhou a assinatura de um termo de cooperação entre a Portos RS e a prefeitura da cidade para o projeto de revitalização do Porto Velho, e falou sobre as obras da ERS-734, prevista no programa transversal Avançar. Ao chegar ao Paço Municipal, o governador foi recebido pelo prefeito Fábio Branco.

“Uma vez que foi possível arrumar a casa e equilibrar as contas, reduzindo despesas e reorganizando as receitas, pudemos pensar em investimentos. E foi por esse esforço que vem sendo feito desde o começo da gestão que pudemos anunciar, no começo de junho, o Plano de Obras, parte do programa transversal Avançar. O investimento será de mais de R$ 1,3 bilhão em obras de infraestrutura em diversas cidades, que vão facilitar a vida de milhares de moradores e tornar nossos municípios mais atraentes para investidores”, detalhou o governador.

O projeto executivo da duplicação da ERS-734 foi concluído em junho deste ano. Inicialmente, estava prevista a duplicação de cinco quilômetros da ERS-734, especificamente na via que dá acesso à zona urbana de Rio Grande. No entanto, são 6,5 quilômetros desde o entroncamento com a BR-392 até o pórtico de acesso à cidade. Além disso, o projeto contempla ciclovia e iluminação.

Além de reestruturar o acesso à cidade, o investimento de cerca de R$ 50 milhões aliviará o tráfego da BR-392. Depois de concluída, a obra deve ser municipalizada – ou seja, entregue ao município de Rio Grande A previsão é de que a obra seja concluída em 2022.

Revitalização do Porto Velho

Durante a cerimônia, o governador acompanhou a assinatura do termo de cooperação entre a Portos RS e a prefeitura de Rio Grande para a revitalização do Porto Histórico, conhecido também como Porto Velho da cidade.

A prefeitura, com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), contratou, em 2014, uma nova atualização e modificação do projeto para os setores Central e Leste. No fim de 2015, os projetos aprovados foram entregues – o projeto executivo inclui toda a intervenção urbanística proposta para o Centro Histórico e para a rua Riachuelo.

Também foram feitos projetos executivos de arquitetura para a nova hidroviária, passarela e atracadouro em frente ao Mercado Municipal, além dos projetos de arquitetura para os Armazéns A2, A3, A5 e os interstícios entre eles. Todas as intervenções fazem parte da revitalização do Porto Histórico do Rio Grande.

“Estamos imbuídos em definitivamente tirar esse projeto do papel, e por isso celebramos hoje a parceria entre a prefeitura de Rio Grande e a Portos RS para desenvolver definitivamente esse projeto de revitalização do Porto Histórico, ou Porto Velho, como também é conhecido. Já conversamos com o BNDES e o BRDE e vamos nos unir para tirar esse projeto do papel”, disse o superintendente da Portos RS, Fernando Estima.

O Armazém A1 está sendo desocupado e aguarda a viabilização de recursos para execução das obras de restauro ainda em 2022. A revitalização é um dos projetos prioritários da gestão municipal.

Os secretários Agostinho Meirelles (Apoio à Gestão Administrativa e Política), Artur Lemos Júnior (Casa Civil), Beatriz Araujo (Cultura), Claudio Gastal (Planejamento, Governança e Gestão), Luiz Henrique Viana (Meio Ambiente e Infraestrutura) e Joel Maraschin (adjunto do Desenvolvimento Econômico) e a presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Marjorie Kauffmann, acompanharam as agendas do governador em Rio Grande. Antes de ir ao Paço Municipal, Leite visitou a Tecon Rio Grande e o complexo industrial da Yara Brasil.