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Em visita ao Polo Petroquímico, Costella destaca ações em hidrovias

Secretário de Logística e Transportes falou a diretores da Braskem sobre estratégias do Estado para impulsionar exportações

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Na foto, o secretário Costella aparece ao lado de diretores da empresa Braskem no cais do polo industrial da companhia, em Triunfo.
Costella conheceu polo industrial da companhia, que exporta para 100 países - Foto: Júlio Cunha Neto/Selt
Por Júlio Cunha Neto

O papel das hidrovias no Mapa Estratégico do Estado foi o tema de uma reunião entre o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, e diretores da indústria Braskem. O encontro foi realizado nesta quinta-feira (18), no Polo Petroquímico de Triunfo.

Após conhecer o polo industrial da companhia no Rio Grande do Sul, Costella conversou com os dirigentes sobre os desafios da Braskem para ganhar competividade no mercado internacional. De acordo com o diretor de Exportações de Polímeros, Marcelo Forneretto, em 2018 a empresa comercializou quase 700 mil toneladas de produtos petroquímicos – como resinas termoplásticas – para outros países. Do total, 75 por cento foram embarcados pelo Porto do Rio Grande.

“Precisamos crescer e, por isso, nosso tempo de entrega aos clientes tem que diminuir”, afirmou Forneretto. “A questão principal é aumentar o calado [profundidade do canal de navegação] do porto, para que tenhamos navios com maior capacidade.”

Costella garantiu que o fortalecimento das hidrovias foi inserido entre as prioridades do governo do Estado, juntamente com a qualificação da malha rodoviária. “Estamos integrando todos os modais de transporte, conforme determinação do governador Eduardo Leite”, frisou. “Isso é essencial para retomarmos o crescimento econômico do Rio Grande do Sul, inclusive em âmbito internacional.”

Durante o encontro, o superintendente do Porto do Rio Grande, Fernando Estima, detalhou que a dragagem do canal de acesso para as embarcações deve ser concluída até o fim deste ano. A operação – que conta com investimento de aproximadamente R$ 400 milhões – aumentará o calado de 12 para 14 metros. “Já demos início aos trâmites necessários à homologação”, salientou. “Com isso, conseguiremos atender à demanda dos terminais e atrair novas cargas para exportação.”

A reunião foi acompanhada, ainda, pelo secretário-adjunto de Logística e Transportes, Eduardo Krause; pelo diretor-presidente do Terminal de Contêineres (Tecon) Rio Grande, Paulo Bertinetti; e por diretores dos armadores Aliança Navegação e Hapag-Lloyd.

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