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Em visita ao Uruguai, comitiva do Estado conhece operação do porto de Montevidéu

Secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, acompanha governador Eduardo Leite na busca por parcerias

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A foto mostra o governador do Estado, Eduardo Leite, junto ao secretário Juvir Costella e deputados estaduais, em visita ao porto de Montevideo, no Uruguai.
Governador conheceu funcionamento de terminal portuário em busca de alternativas para o desenvolvimento do RS - Foto: Rodger Timm/Palácio Piratini
Por Suzy Scarton/Secom

O governador Eduardo Leite deu início, na tarde desta terça-feira (20/8), a uma série de agendas que cumprirá nos dois dias de missão oficial em Montevidéu, no Uruguai. Leite foi recebido pelo embaixador do Brasil no Uruguai, Antônio José Ferreira Simões, e pelo presidente da Administração Nacional de Portos do Uruguai (ANP), Alberto Diaz, na sede da instituição. O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, acompanha a comitiva gaúcha.

O primeiro compromisso foi uma visita ao porto de Montevidéu. Inaugurado em 1909, é o principal porto comercial do país, operado pela ANP, e uma das principais rotas de mobilização de carga do Mercosul.

O governo do RS vem investindo em modernização e busca alternativas de desenvolvimento. “Queremos viabilizar a utilização da Lagoa dos Patos como forma de transporte hidroviário. Para reduzir os custos logísticos, uma das alternativas é fazer com que Porto Alegre seja inserida na rota marítima, facilitando o transporte de carga oriundo da Serra e da Região Metropolitana”, afirmou o governador. A expectativa é de que essa inserção ocorra em até 90 dias.

Além disso, o governo do RS tem dado espaço à parceria com a iniciativa privada e, por isso, a visita serviu para entender o modelo de parceria utilizado no porto de Montevidéu. Diaz detalhou como funciona a operação da ANP no controle dos terminais portuários, bem como o processo de concessão, respondendo aos questionamentos da equipe gaúcha.

“Assim como em nossa viagem recente ao Chile, buscamos trazer ao Rio Grande do Sul não apenas parceiros interessados em investir em nossa infraestrutura como também adaptar modelos operacionais que, comprovadamente, impulsionam os modais de transportes”, detalhou o secretário Costella. “Nesse sentido, entendemos que esta missão ao Uruguai trará resultados estratégicos importantes.”

A foto mostra o governador Eduardo Leite, secretários de Estado e deputados sentados à mesa com representantes dos portos do Uruguai.
Em reunião na Administração Nacional de Portos do Uruguai, diretoria detalhou como funciona o controle dos terminais portuários - Foto: Renan Arais/Palácio Piratini


O porto permite a livre circulação e destinação de bens e também não cobra obrigações aduaneiras, taxas ou impostos pelas mercadorias que entram em território uruguaio. Somente quando as mercadorias são introduzidas no território aduaneiro nacional é que estão sujeitas aos impostos, uma vez que são consideradas importações.

Nos últimos anos, o porto vem passando por melhorias estruturais que se estenderão até 2035, como a construção de novos acessos e terminais.

Implementação de rota internacional

Depois de conhecer o porto de Montevidéu, o governador Eduardo Leite se reuniu com a diretoria da empresa paraguaia ISL (Independencia Shipping Lines), do KMA Group, onde foi recebido pelo gerente comercial, Ignacio Ituburu. Especializada em transporte fluvial, a empresa conta com seis embarcações.

O governador visitou um barco da empresa, do tipo roll-on-roll-off, com capacidade para 10,5 mil toneladas de carga. “Identificamos, nesse tipo de embarcação, uma oportunidade de viabilizar a hidrovia em maiores quantidades de transporte para, com isso, alavancar outros investimentos na própria hidrovia”, argumentou Leite.

O superintendente dos Portos do Rio Grande do Sul, Fernando Estima, explicou que o RS tem interesse em ampliar o uso das hidrovias gaúchas, facilitando a logística de transporte de cargas. “O Estado precisa buscar alternativas de desenvolvimento, e a redução do custo logístico é uma pauta que o governador tem defendido”, lembrou.

A pauta da reunião foi a implementação de uma rota entre Buenos Aires, Montevidéu, Rio Grande e Porto Alegre. “Em vez de aprofundarmos os canais, o ideal é procurarmos as embarcações apropriadas para navegar nas nossas hidrovias”, explicou Estima. A intenção é buscar uma aproximação entre a empresa operadora dos barcos e os empresários gaúchos. Temos uma cultura exclusivamente rodoviária, e precisamos mudar essa mentalidade”, resumiu.

A comitiva oficial é composta, ainda, pelos secretários Cláudio Gastal (Governança e Gestão Estratégica), Ruy Irigaray (Desenvolvimento Econômico e Turismo) e Ana Amélia Lemos (Relações Federativas e Internacionais), o chefe de gabinete do governador, Paulo Morales, além de deputados estaduais e federais.

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