Estação Meteorológica qualifica Aeroporto de Santo Ângelo

Equipamento fornece informações em tempo real para os aeronautas

O equipamento foi instalado pela Agência Nacional de Aviação (ANAC)
O equipamento foi instalado pela Agência Nacional de Aviação (ANAC) - Foto: Divulgação/DAP
Por Fernanda Bastos/Ascom ST

O Aeroporto Sepé Tiaraju, de Santo Ângelo, recebeu equipamento que vai favorecer os voos na região. Uma Estação Meteorológica de Superfície Automática foi instalada na área do aeroporto e vai propiciar que os aeronautas acompanhem as características do ambiente da região em tempo real, conferindo fatores como pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, precipitação, radiação solar, direção e velocidade do vento. A estação auxilia a navegação aérea, favorecendo procedimentos como o de pouso.

O equipamento foi instalado pela Agência Nacional de Aviação (ANAC) na área entre quinta-feira (6) e sexta-feira (7). O investimento foi totalmente custeado pelo governo federal, por meio do Programa Nacional de Aviação Regional (PDAR), de responsabilidade da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). A entrega oficial do equipamento pelo Ministério dos Transportes à Secretaria dos Transportes e ao Departamento Aeroportuário (DAP), responsáveis pelos aeroportos regionais no âmbito estadual, deve acontecer no dia 19 de dezembro.

Assim como o Aeroporto Sepé Tiaraju, o Aeroporto Lauro Kurtz de Passo Fundo deve ser contemplado pelo PDAR para receber equipamento semelhante.