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Estado investe R$ 1 bilhão em melhorias rodoviárias em 2010

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Com capacidade de investimento recuperada pelo ajuste das contas públicas, o governo do Estado assegura, para 2010, recursos de R$ 1 bilhão para pavimentação e recuperação de estradas. São aproximadamente 350 obras em andamento ou em processo de licitação, a maioria aguardada há décadas pela população. Além de aumentar segurança de pessoas no tráfego e reduzir custo no transporte de cargas, as obras são necessárias para dar suporte ao crescimento da economia do Rio Grande do Sul, com reflexos diretos na competitividade de produtos gaúchos nos mercados brasileiro e internacional.

De acordo com o Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem em Geral do Rio Grande do Sul (Sicepot), é o maior nível de investimento no setor rodoviário da história do Estado. Segundo o presidente da instituição, Athos Cordeiro, o setor emprega diretamente 15 mil trabalhadores, 5 mil mais em relação a 2008, e a tendência é chegar a 20 mil no final de 2010. "Estamos contentes com a atuação do governo, que tem desenvolvido empreendimentos e paga em dia. Nossa única preocupação é com a perpetuação desse cenário para os próximos anos, para que os investimentos não parem", ressalva o dirigente.

Entre as principais obras, e com um dos maiores picos de trabalho, encontra-se a RSC-471, mais importante eixo de ligação entre o Norte gaúcho e o Planalto Médio com o Porto do Rio Grande, encurtando o percurso em 100 quilômetros até o Sul do Estado. Outra melhoria estratégica para as atividades econômicas, além da segurança de usuários, é a duplicação da ERS-734, entre Rio Grande e Cassino. Na região Central, o governo começa asfaltamento na RSC-392, entre Tupanciretã e Santa Tecla, pavimentação esperada havia seis décadas. A rodovia é alternativa de ligação entre as zonas Noroeste, Central e Fronteira Oeste e crucial para escoamento da produção de trigo e soja.

Na Região Metropolitana, a duplicação da ERS-118, igualmente em pico de obras, beneficiando diretamente Sapucaia do Sul, Esteio, Cachoeirinha, Gravataí, Alvorada e Viamão, vai melhorar a condição de trafegabilidade e ampliar o acesso à produção local. Para dotar as comunidades de pelo menos uma ligação asfáltica à malha rodoviária, os chamados acessos municipais, aproximadamente cem trechos estão com obras em andamento ou contratos em repactuação pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). No programa turístico, um dos empreendimentos mais relevantes é a pavimentação da ERS-020 entre Cambará do Sul e São José dos Ausentes e do acesso ao Parque do Itaimbezinho, nos Aparados da Serra.

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