Estradas estaduais recebem melhorias no Litoral Norte do RS

Mais de R$ 2,2 milhões são investidos nas ações, que integram a operação RS Verão Total 2020

Máquina trabalhando na reperfilagem em pavimento de trecho da ERS-030, em Osório
Melhorias na ERS-030 e ERS-786 fazem parte das intervenções da 16ª Superintendência Regional do DAER de Osório - Foto: Arquivo DAER
Por Liana Ramos Carvalho / ACS Daer

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt) – está intensificando a manutenção e conservação das rodovias que levam às praias gaúchas, especialmente as do Litoral Norte. As ações fazem parte da operação RS Verão Total 2020, do Governo do Estado, que visa melhorar os serviços prestados à população durante o período.

De acordo com o secretário Juvir Costella, o objetivo é dar condições de trafegabilidade às vias que apresentam aumento no fluxo de veículos. “Nossa maior preocupação é a segurança dos usuários dessas estradas, para que todos consigam chegar ao seu destino de lazer com conforto e segurança”, ressalta. “Para isso, determinamos obras e serviços que abrangem rodovias como a Nelson Gonçalves (ERS-389), Rota do Sol, ERS-030, ERS-407 e Interpraias.”

O diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, afirma que as intervenções estão sendo constantemente supervisionadas pelos dirigentes da autarquia. “Após uma reunião gerencial com os superintendentes regionais, que são responsáveis pelos serviços do Daer no interior do estado, traçamos um plano de trabalho focado em melhorar as condições dessas vias”, explica.

Na última sexta-feira (10), os diretores de Infraestrutura Rodoviária, Richard Polo, e de Operação Rodoviária, Sandro dos Santos, estiveram na ERS-030. Eles acompanharam os trabalhos de revitalização do pavimento realizados pela equipe da 16ª Superintendência Regional de Osório no trecho entre Osório e Tramandaí.

“O nosso intuito é contribuir com a operação da rodovia, facilitando o deslocamento na medida em que reduzimos as imperfeições da pista”, salienta Santos.

De acordo com Polo, a diretoria está apoiando o trabalho das regionais do Daer, fortalecendo-as e contribuindo com a gestão dos recursos. “Contamos com aproximadamente R$ 2,2 milhões, provenientes do Tesouro do Estado, para investir nas estradas do Litoral Norte. O nosso compromisso é otimizar a aplicação desse montante, priorizando a recuperação do pavimento e da sinalização, de forma a oferecer um retorno rápido às demandas da comunidade, sem abrir mão da qualidade dos serviços.”

As próximas ações são na ERS-786, entre Tramandaí e Pinhal. Também está prevista roçada às margens da ERS-389, entre Osório e Torres.

As atividades terminam no dia 2 de março, junto com a operação RS Verão Total. Após esse período, prosseguem as intervenções de rotina. “O trabalho do Daer é constante. Sempre estamos atuando no sentido de melhorar as condições das rodovias de maior fluxo e eliminar os pontos críticos”, lembra Faustino.