Exploração responsável do carvão mineral será debatida pelo Conselhão na segunda-feira
Publicação:

O uso do carvão mineral no Rio Grande do Sul será debatido na próxima segunda-feira (17) em reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cdes-RS). Ambientalistas e empresários do setor discutirão a formulação de uma política de Estado para a exploração responsável desse recurso mineral com os órgãos governamentais. A atividade ocorrerá às 14h30, na sede do Conselhão, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Rua Borges de Medeiros, 1501, 21º andar).
O diretor-presidente da Fundação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente (Fepam), Nilvo Silva, participará da atividade conjunta das câmaras temáticas do Meio Ambiente e da Indústria Naval, Petróleo, Gás Natural e Setor Energético.
A reunião ainda contará com representantes da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e das empresas Copelmi e MPX, que, na última quarta-feira (12), assinaram protocolo de intenções com o Governo do Estado para a construção de duas usinas e uma mina no município de Candiota, garantindo a competitividade dos projetos gaúchos nos próximos leilões de energia do Governo Federal. A partir das assinaturas, está previsto o investimento de R$ 6,8 bilhões na Metade Sul.
O Estado conta com a maior reserva de carvão mineral do Brasil: cerca de 80% do total. Aproximadamente 1,5% da energia produzida no país vêm das usinas termelétricas à carvão, enquanto em alguns países essa é a principal fonte da matriz energética. Por meio do Cdes-RS, o Governo do Estado busca construir uma política para a utilização ambientalmente adequada do carvão mineral como fonte de energia.