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Fluxo liberado na nova travessia entre Lajeado e Arroio do Meio

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Na foto, a passagem molhada
Liberação da passagem molhada sobre o Rio Forqueta - Foto: Gustavo Rech/EGR
Por Ascom/EGR

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) liberou nesta segunda-feira (06/01), a travessia do tipo “passagem molhada”, construída sobre o Rio Forqueta, entre Lajeado e Arroio do Meio, nas proximidades da ponte do exército. 

A travessia conta com uma extensão total de 400 metros e irá facilitar a logística na região — auxiliando a circulação dos motoristas, permitindo a passagem dos condutores no sentido de Lajeado para Arroio do Meio. Dessa forma, a ponte do exército está sendo utilizada exclusivamente por aqueles que trafegarem no sentido contrário, ou seja, de Arroio do Meio para Lajeado. 

A estrutura possui 13 galerias de concreto armado com dois metros cada, formando um conjunto de cinco metros de largura com 30 metros de comprimento. A pista de rolamento é composta por uma camada de um metro de espessura formada por blocos de rocha e o pavimento  formado por sub-base de rachão e base de brita graduada. Para a segurança dos motoristas que trafegam pela passagem, o limite de velocidade foi definido a 30 km/h, sem restrição para os tipo de veículos, inicialmente. 

De acordo com o diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, a travessia é uma alternativa encontrada pela estatal para evitar o tráfego intercalado na ponte do exército. “Com isso, o deslocamento dos motoristas pela região será otimizado, diminuindo o tempo necessário para percorrer o trajeto entre os municípios. É importante destacar que a liberação dessa passagem não interfere no cronograma da obra da ponte”, afirmou Vanacôr. 

Construção da nova ponte da ERS-130

Atualmente, as equipes estão trabalhando na construção dos pilares, após terem concluído os blocos de fundação da estrutura. Ao todo, serão cinco blocos com pilares e dois sem, todos construídos em concreto armado. As estruturas são essenciais para dar sustentação à ponte. Essas etapas são cruciais para garantir a continuidade das obras e o cumprimento do cronograma.

Paralelamente às atividades dos pilares, o parque fabril segue em ritmo acelerado com a produção das vigas e das lajes pré-moldadas.

Nas extremidades, está em construção o aterro de nivelamento da ERS-130 com a nova ponte. O projeto prevê uma rampa de 170 metros de pista de rolamento até a altura da nova estrutura da ponte em ambos os lados – Lajeado e Arroio do Meio.

A nova ponte está sendo construída com 172 metros de extensão – 51 metros maior e cinco metros acima da antiga – , além de contar com duas faixas no pavimento principal e espaço para travessia de pedestres e ciclistas.

 

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