Garantida liberação de R$ 88 milhões para aeroportos de Passo Fundo e Santo Ângelo

Secretário Juvir Costella obteve confirmação durante encontro com ministro Tarcísio Gomes de Freitas, em Brasília

Reunião ocorreu nesta quarta-feira, em Brasília
Reunião ocorreu nesta quarta-feira, em Brasília - Foto: Gustavo Messina/MInfra
Por Júlio Cunha Neto – Ascom/Selt

O secretário de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul, Juvir Costella, volta de Brasília com a garantia de recursos para obras nos aeroportos de Passo Fundo e Santo Ângelo. O governo federal destinará R$ 88 millhões para a ampliação e modernização dos terminais.

A confirmação veio durante um encontro com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, nesta quarta-feira (25/9). Cada aeroporto receberá R$ 44 milhões para investimentos que incluem a construção de um novo terminal de passageiros e de um novo pátio para estacionamento das aeronaves, além da recuperação da atual pista de pousos e decolagens.

“Sabemos da importância dessas obras para ampliar a aviação regional no Rio Grande do Sul, por isso estamos dando a garantia de que o montante será liberado com essa finalidade”, afirmou Freitas.

O secretário Costella comemorou a notícia e ressaltou o avanço que as obras trarão para a infraestrutura de transportes do Rio Grande do Sul. “Ao fortalecermos os diversos modais, estamos proporcionando à população alternativas para encurtar distâncias e favorecendo a atração de investimentos ao estado”, frisou.

Serão liberados R$ 44 milhões para cada aeroporto
Serão liberados R$ 44 milhões para cada aeroporto - Foto: Gustavo Messina/MInfra

O contrato para a ampliação e modernização do Aeroporto Lauro Kortz, de Passo Fundo, já está em vigência. A primeira etapa, que consiste na elaboração do projeto, foi finalizada. O documento foi submetido à aprovação da Secretaria Nacional da Aviação Civil (SAC), e a previsão é de que as obras sejam iniciadas nos próximos dias.

O termo de compromisso para as obras do Aeroporto Sepé Tiaraju, de Santo Ângelo, está sendo elaborado. A estimativa é que a licitação seja aberta até o início de 2020.

Também participaram da reunião com o ministro Tarcísio Gomes de Freitas a secretária extraordinária de Relações Federativas e Internacionais, Ana Amélia Lemos; o secretário adjunto de Logística e Transportes, Eduardo Krause; o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom; o deputado federal Alceu Moreira (MDB); e os deputados estaduais Fábio Branco (MDB), Eduardo Loureiro (PDT) e Tenente Coronel Zucco (PSL).