Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Logística e Transportes

Início do conteúdo

Governo confirma a construção de novo aeroporto na Serra

Publicação:

20140512110512img-8943.jpg
setup-carga-20140512110512img-8943-jpg

O governador Tarso Genro confirmou nesta sexta-feira (9), durante entrevista coletiva em Caxias do Sul, a construção do novo aeroporto de Vila Oliva. Acompanhado do secretário de Infraestrutura e Logística, João Victor Domingues, e do prefeito Alceu Barbosa Velho, e lideranças da Serra, Tarso garantiu que a avaliação de laudos técnicos para a obra já foi encaminhada e assegurou os recursos necessários ao pagamento das indenizações das áreas a serem desapropriadas.

Durante a Interiorização de Governo na cidade, o chefe do Executivo afirmou que o montante será liberado na medida das necessidades após a conclusão das audiências de conciliação com os proprietários. "O compromisso está assumido, os recursos estão garantidos e agora o Estado tem que ter a sua base técnica para fazer o empenho a partir da consolidação desta avaliação". Na Serra, ele respondeu ainda a perguntas da imprensa sobre temas como a construção e reforma de aeroportos, manutenção de estradas a partir do Programa de Conservação, Recuperação e Manutenção (Crema) Serra, além do Plano Safra e o presídio de Bento Gonçalves.

Tarso também destacou a importância de visitar outras regiões do Estado. "A Interiorização é uma jornada que assumimos fazer desde o primeiro mês de governo e que vamos continuar a fazer até o último dia, sem qualquer tipo de natureza política, partidária, porque a administração pública deve andar a partir de um regime de colaboração entre Estado e municípios".

Presídio
Ao ser questionado sobre a casa prisional de Bento Gonçalves, Tarso disse que o Governo está construindo uma rede de presídios do Rio Grande do Sul sem precedentes. "Nós vamos continuar construindo. Em relação a Bento Gonçalves, se o judiciário determinar providências, elas serão realizadas". 

Para ele, a intervenção da polícia na rebelião que ocorreu na quinta-feira (8) serviu para brecar determinados comportamentos delituosos no presídio. "O nosso plano para o sistema prisional do Estado é, a partir de agosto, começar a desocupar o Presídio Central, uma demanda de 40 anos no Estado. Essa não é uma questão nova, o que é novo são as políticas que o nosso governo para a questão".

Crema-Serra
Sobre as obras do Crema Serra, Tarso destacou o esforço do Estado para colocá-lo em prática. "Vencemos as barreiras burocráticas, técnicas e legais e o Crema-Serra está em andamento". O governador destacou ainda que, em 10 dias, deve começar o tapa buracos. "Nós conseguimos reagregar, reestruturar e renegociar contratos, muitos deles submetidos a inquérito policial e Tribunal de Contas. Reestruturamos o Daer, melhoramos o salário dos servidores e tudo começou a deslanchar".

Investimentos no campo
Quanto ao êxodo rural e os programas voltados ao homem e à mulher do campo, ele lembrou o investimento de R$ 1 bilhão na agricultura familiar e os Planos Safra e de Irrigação, que estimulam a permanência das famílias na zona rural. "Nossos programas já geram consequência e reação aos jovens que hoje estudam e querem dar continuidade ao que suas famílias construíram no campo".

Educação
Tarso explicou que o Estado triplicou os recursos destinados à manutenção das escolas. "Neste momento nós já fizemos aproximadamente 2,9 mil obras em 2,2 mil escolas. O volume de obras é extraordinário, já investimos mais de R$ 320 milhões fazendo estas pequenas, médias e micro reformas".

Secretaria de Logística e Transportes