Governo do Estado atualiza prazo para entrega da ponte da ERS-130
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Em função das questões climáticas e outros fatores externos que prejudicaram a empresa responsável pela construção da nova ponte da ERS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio, sofrerá um atraso. O novo prazo para o término da obra, previsto para 29 de março, foi confirmado pela empresa Engedal à Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), após avaliação do cronograma apresentado.
As informações foram detalhadas na tarde desta quinta-feira (28/11) pelo secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, pelo diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr e representantes da empresa Engedal.
Inicialmente, a previsão era de que a obra seria concluída até o final deste ano. Porém, várias questões prejudicaram o cronograma. Entre elas os períodos de chuvas que assolaram a região, especialmente entre 16/6 e 7/7, o que impossibilitou a continuidade das sondagens na época. Essas chuvas provocaram alterações no nível do rio, o que prejudicou o início dos serviços de sondagens do perfil de solo. Isso acabou prejudicando a elaboração do projeto executivo da obra no tempo inicialmente previsto.
Alem disso, houve a necessidade de uma readequação do projeto executivo inicial com 150 metros de extensão, alterando para uma nova estrutura com 172 metros, gerando um aumento de 22 metros e um prazo maior.
Com as informações obtidas nas sondagens, optou-se por reduzir a quantidade de pilares e vigas, passando de oito para sete, e diversificando os tipos de fundações para dar mais velocidade à construção.
“Sabemos da importância da obra para a região, tanto para a logística quanto para o dia a dia das pessoas. Estamos trabalhando arduamente para que essa ponte seja entregue. Mas é importante lembrar que enfrentamos neste ano uma tragédia nunca antes vista em nossa história. Mesmo assim, estamos trabalhando intensamente”, destacou o Secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella.
“Infelizmente o andamento da obra foi prejudicado por diversos fatores. A empresa contratada, juntamente com a EGR, buscaram alternativas para minimizar o impacto destes fatores na obra, não obtendo êxito suficiente. Para a garantia de uma obra de qualidade, alguns prazos tiveram que ser ajustados. Mas, certamente, estaremos entregando uma estrutura robustecida que vai atender de forma mais eficiente a demanda do Vale do Taquari”, destaca o diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr.
Confira as etapas de execução do processo construtivo:
Contratação emergencial (02/05 a 05/06/2024)
A construção da nova ponte da ERS-130 busca minimizar os impactos causados pela destruição, ocorrida na enchente do dia 2 de maio. Considerando a urgência da situação, a EGR contratou a obra de modo emergencial com objetivo de garantir a celeridade necessária para a licitação e consequente reconstrução.
A contratação emergencial possibilita a agilidade e rapidez na contratação. Do contrário, se fosse executada a contratação normal - que implicaria um processo licitatório de aproximadamente 55 dias úteis, teríamos a homologação somente no dia 06 de agosto, período longo sem o início da obra. Com isso, a estatal mobilizou o corpo técnico para dar início ao processo de contratação.
Em 20 de maio, foi lançado o edital no Diário Oficial do Estado (DOE) e em 31 de maio, a EGR homologou a empresa vencedora. No dia 3 de junho, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Logística e Transportes (Selt) e da EGR, assinou o contrato com a empresa Engedal Construtora Ltda e, em 05 de junho, foi assinada a ordem de início.
Início dos levantamentos topográficos e hidrológicos (05/06/2024)
Tão logo assinada a ordem de início, foram iniciados os levantamentos topográficos e os estudos hidrológicos para a definição das características da nova ponte sobre o Rio Forqueta, atendendo as condições de resiliência climática.
Início das sondagens (21/06/2024)
No dia 21 de junho, após a conclusão dos levantamentos, as equipes iniciaram as sondagens do perfil de solo no leito da rodovia, tanto da borda das margens quanto do leito do rio. Essa etapa, fundamental para a definição da estrutura da ponte, permitiu a coleta de amostras de solo e perfil geológico, definindo o tipo de fundação e seu dimensionamento. Devido ao nível do rio variar, esse trabalho teve o seu andamento prejudicado, uma vez que, somente com essas informações seria possível elaborar o projeto executivo.
Influência climática
Entre os dias 16/06 e 07/07, a região onde está sendo construída a ponte foi atingida por chuvas, o que impossibilitou a continuidade das sondagens, obrigando a interromper as atividades. Em virtude disso, foi necessário reavaliar o cronograma de obras e realizar ajustes nos prazos para garantir que os trabalhos sejam realizados com segurança e qualidade, sendo que, somente em 14/08 foi possível concluir essa etapa da obra.
Readequação do projeto executivo
Com base nas informações das sondagens e dos levantamentos topográficos e hidrológicos, foi feita uma readequação ao projeto inicial, originando uma nova estrutura com 172 metros de extensão – 51 metros maior e cinco metros acima da antiga. Com as informações obtidas nas sondagens, optou-se por reduzir a quantidade de pilares e vigas, passando de oito para sete, e diversificando os tipos de fundações para dar mais velocidade no processo construtivo. Foi por meio desses estudos que a Engedal projetou dois tipos de estaqueamentos. Para a construção das estruturas localizadas fora do fluxo do rio, serão implantadas estacas do tipo cravadas. Já nas fundações situadas dentro da água, estacas do tipo raiz.
Parque fabril (06/06/2024)
Com a definição do projeto, em 06/06 iniciou imediatamente a fabricação das vigas pré-moldadas no parque fabril – área de 500 metros construída rente à cabeceira sul da ERS-130, os trabalhadores avançam na produção das vigas e das lajes que serão utilizadas na construção da ponte. 24 estruturas de 28 metros já estão prontas e as lajes estão sendo preparadas pelos funcionários.
Produção das vigas e pré-moldados (06/09/2024)
A obra ganhou um novo impulso a partir do início da fabricação das 24 vigas — cada uma compostas por 2,3 toneladas de aço — num total de 26 toneladas que compõem as peças pré-moldadas que serão utilizadas no processo construtivo.
Início das fundações (24/09/2024)
No dia 24 de setembro, foram iniciadas as fundações com a colocação das estacas cravadas. Ao todo, foram colocadas 60 estacas do tipo cravadas para dar sustentação aos pilares de construção. As estacas foram instaladas em quatro locais situados fora do eixo do rio para formar os blocos da fundação.
As equipes também realizam perfurações para a colocação das estruturas que serão compostas dentro do fluxo do rio. Ao todo, serão colocadas 48 estacas do tipo raiz em três pontos distintos – com previsão de conclusão em 17/11.
Tão logo as fundações sejam concluídas, inicia-se a colocação dos blocos de fundação. Eles serão construídos por meio de blocos de concreto armado para servirem de base para os pilares sobre os quais a estrutura da ponte é apoiada.
Início da concretagem das vigas (14/11/2024)
Os trabalhos começam a ser executados após a conclusão da produção das vigas e peças pré-moldadas e dos estaqueamentos realizados fora do leito do Rio Forqueta.
Concretagem dos blocos de fundação (25/11)
Uma nova fase da obra de construção é a colocação dos blocos de fundação. Os materiais serão construídos por meio de concreto armado e servirão de base sobre a qual a estrutura da ponte será apoiada.
Aterro dos acessos (27/11/2024)
O início das obras para a construção do aterro de nivelamento da ERS-130 com a nova ponte iniciou na quarta-feira (27/11). A licitação ocorreu dia 21 e a assinatura do contrato dia 26/11. O projeto prevê a construção de aterro para criar a rampa de 170 metros de pista de rolamento até a altura da nova estrutura da ponte em ambos os lados – Lajeado e Arroio do Meio. O custo dos trabalhos será de R$ 8,3 milhões.
Etapas executadas:
02/05/2024 - Queda da ponte
20/05/2024 - Publicação da licitação
31/05/2024 - Empresa Engedal homologada
03/06/2024 - Assinatura do contrato
05/06/2024 - Assinatura da ordem de início
05/06/2024 - Início dos levantamentos topográficos e hidrológicos
21/06/2024 - Equipes executam sondagens de solo
16/07/2024 - Início da montagem do parque fabril e do canteiro de obras
14/08/2024 - Conclusão das sondagens de solo
30/08/2024 - Conclusão do parque fabril
06/09/2024 - Início da produção das vigas e peças pré-moldadas
24/09/2024 - Início das fundações/estacas cravadas
21/10/2024 - Início das estacas raiz
25/10/2024 - Conclusão das estacas cravadas
14/11/2024 - Início da concretagem das vigas
21/11/2024 - Colocação dos blocos de fundação
27/11/2024 - Início do aterro de acesso