Governo do Estado busca alternativas para a Usina de São Jerônimo
Publicação:

O secretário de Infraestrutura e Logística do RS, Caleb de Oliveira, recebeu em seu gabinete, na manhã desta sexta-feira (19), uma comitiva da região Carbonífera, que tratou sobre as operações da mina da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), São Vicente Norte, localizada em Minas do Leão.
A principal cliente da mina hoje é a Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), por meio da Usina Termelétrica de São Jerônimo (UTSJ), a geradora mais antiga do Estado, que tem previsão de fechamento. “Estamos monitorando a situação da usina e, com isso, buscando alternativas para o seu fechamento, por meio de um projeto oferecido pelo nosso governo à União e a iniciativa privada”, explicou Caleb.
A alternativa apresentada pelo governo é a construção de uma Pequena Central Térmica (PCT) de 20 MW na região. O projeto nasceu a partir do trabalho conjunto dos técnicos da CRM, Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) e Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec). “Esta central vem em um momento de entusiasmo para o setor e, com apoio dos órgãos envolvidos no fechamento da UTSJ, podemos dar essa alternativa de desenvolvimento econômico e social para a região”, afirmou o secretário.
Participaram da reunião o gerente-executivo da Seinfra, Rui Dick, a assessora superior do Gabinete do Vice-Governador, Irani medeiros, o presidente do Sindicato dos Mineiros, Oniro Camilo, a prefeita de Minas do Leão, Silvia Lasek e o vice-prefeito, Carlos Antônio Oliboni Luiz.