Governo do Estado encaminha para licitação projeto de nova ponte entre Santa Tereza e São Valentim do Sul

WhatsApp Image 2024 04 17 at 17 41 35
Secretário destaca o compromisso com a comunidade para a reconstrução da ponte - Foto: Fabricio Santos/Ascom/Selt
Por Ascom/Selt

O Governo do Estado enviou nesta quarta-feira (17) o edital em regime de contratação integrada para a Central de Licitações do Estado do Rio Grande do Sul (Celic) da nova ponte que ligará São Valentim do Sul a Santa Tereza, na ERS-431, na Serra. A obra deverá custar R$ 31,3 milhões, sendo R$ 24,4 milhões do Governo Federal e contrapartida de R$ 6,9 milhões do Estado.

Com a publicação do edital pela Celic, as empresas terão 60 dias úteis para apresentação das propostas, de acordo com a nova Lei de Licitações. 14.133/21 (Art 55, II c).

“Reafirmamos nosso compromisso e esforço para reconstruir essa ponte o mais breve possível, com segurança, condições de trafegabilidade, já que ela é fundamental para o escoamento da produção da região”, destaca o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella.

“A contratação da obra em um formato pioneiro no país, pelo Regime de Contratação Integrada (RCI), segundo o qual a empresa que faz o projeto é a mesma que executa. Essa iniciativa permite reduzir os prazos de execução das obras”, pontou Costella.

A nova ponte terá 320 metros, 51 metros a mais do que a estrutura anterior, largura e capacidade de carga maiores do que a antiga estrutura, que foi levada pelas chuvas de setembro de 2023.

Para garantir a mobilidade aos moradores da região, desde fevereiro, está em operação uma balsa, para fazer a travessia entre Santa Tereza e São Valentim do Sul, com investimento de mais de R$ 1,2 milhões do Governo do Estado, entre mobilização e desmobilização da balsa. Desde o começo das operações, ela já transportou mais de 45 mil veículos.