Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Logística e Transportes

Início do conteúdo

Governo do Estado investe R$ 54 milhões no acesso asfáltico a Amaral Ferrador

Publicação:

Na foto, máquinas trabalham nas obras do acesso a Amaral Ferrador
Acesso tem uma extensão de 37 quilômetros, ligando Amaral Ferrador até a BR-116 - Foto: Divulgação/Daer
Por José Augusto Barros/ Ascom-Selt

Uma reivindicação histórica dos moradores de Amaral Ferrador, o acesso asfáltico ao município começa a sair do papel. As obras têm investimento de R$ 54 milhões do Governo do Estado, via Programa Avançar. Com uma extensão de 37 quilômetros, ligando o município até a BR-116, o acesso teve ordem de início assinada pelo governador Eduardo Leite na solenidade de anúncio do Plano de Investimento em Rodovias, em outubro.

“É uma obra fundamental para o desenvolvimento de Amaral Ferrador e de toda a região. Hoje, é necessário percorrer quase 40 quilômetros de estrada de chão para acessar o município. A construção do acesso é importante, também, para a economia, pois estimulará empresas a se instalarem na região”, destaca o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella.  

Neste mês, a empresa contratada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) começou a executar os serviços de limpeza do terreno, escavação de valas e as primeiras camadas de brita. De acordo com o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, nos próximos meses, estão previstos os serviços de cortes, terraplanagem, limpeza do terreno, colocação das camadas de base e a primeira camada de revestimento asfáltico. 

Na foto, máquinas trabalham nas obras de acesso a Amaral Ferrador.
Neste mês, a empresa contratada pelo Daer começou a executar os serviços de limpeza. - Foto: Divulgação/Daer

“Com o recurso liberado, já está sendo possível realizar os trabalhos iniciais de terraplanagem, que são necessários para liberar a frente de pavimentação e dar um bom ritmo”, destaca Faustino.

Além de contribuir para deixar o trânsito mais seguro na ERS-354, a construção do acesso municipal ajudará a escoar a produção da cidade, baseada no cultivo de tabaco, lavouras de feijão e de milho, além da criação de ovinos, bovinos e suínos.

 

Secretaria de Logística e Transportes