Governo, prefeitura de Horizontina e John Deere assinam acordo para construção de anel viário

Protocolo de intenções foi firmado durante visita do governador à fábrica da empresa

A foto mostra o governador Eduardo Leite junto ao diretor da John Deere e ao secretário Juvir Costella, na assinatura de um termo de parceria para as obras do contorno de Horizontina.
Governador Leite assinou protocolo de intenções que estabelece bases para o termo do acordo - Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini
Por Suzy Scarton / Palácio Piratini

Em Horizontina, o governador Eduardo Leite visitou, na tarde desta sexta-feira (7/2), a fábrica da John Deere, empresa que fornece produtos e serviços no segmento de construção, agronegócio e florestal.

Além de fazer um giro pelas instalações, o governador assinou, juntamente com o presidente da empresa, Paulo Renato Hermann, um protocolo de intenções que estabelece bases para o termo de acordo entre o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), a prefeitura de Horizontina e a companhia.

Por meio do protocolo de intenções, ficou definido que a John Deere escolherá uma empresa, que executará a obra – um anel viário de 7,94 quilômetros, em um trecho que vai do entroncamento com a ERS-305 até o entroncamento com a ERS-342. A fiscalização ficará sob responsabilidade do Daer. Como contrapartida, a empresa abaterá o valor investido no trecho – cerca de R$ 40 milhões – do ICMS.

“O envolvimento dos deputados e a mobilização da comunidade nos faz ter noção da urgência da demanda para que coloquemos como prioridade. Será uma obra pública executada em convênio com a iniciativa privada”, ressaltou Leite.

A negociação que culminou na assinatura do protocolo já leva alguns meses. O governador já havia recebido a diretoria da empresa no Palácio Piratini. Nos encontros, foi exposta a necessidade da construção de um desvio que permita a passagem de maquinário e caminhões, em direção à fábrica, sem que os veículos passem por dentro da cidade. Hoje, cerca de 200 caminhões circulam pelo trecho urbano em direção à empresa todos os dias.

Memorial da Evolução Agrícola

A partir da construção do anel viário, a empresa dará início ao projeto de modernização e de ampliação da fábrica, com projeção de investimento de R$ 100 milhões em um período de até quatro anos.

“Em primeiro lugar, essa obra trará mais segurança à população que circula pelas ruas de Horizontina. Em segundo, esse investimento no anel viário vai destravar novos investimentos – mais de 200 milhões – da John Deere, que dependem dessa obra. Esse é o grande norte do nosso governo – fazer com que o Estado seja competitivo, com redução de burocracia e de custos logísticos e tributários”, reforçou o governador.

Leite também participou de uma reunião com a diretoria da empresa, onde foi apresentado ao projeto do Memorial da Evolução Agrícola, espaço de cultura, história, lazer e esportes para toda população de Horizontina e para aqueles que se inspiram no agronegócio.

Uma das principais atrações será o espaço com a exposição de máquinas e tecnologias que contam a história da modernização da agricultura brasileira. A previsão é de que o memorial fique pronto em 2022, tornando-se um ponto de referência turística da região. Por último, o governador fez um tour guiado pela fábrica.

O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, o presidente da Assembleia, deputado Ernani Polo, o prefeito de Horizontina, Antonio Otacilio Lajus, entre outras autoridades, também participaram da cerimônia.