Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Logística e Transportes

Início do conteúdo

Grupo CEEE começa obra de linha de transmissão na Capital

Publicação:

1283780485linha-ceee.jpg
setup-carga-1283780485linha-ceee-jpg

O consórcio Transmissora Porto-alegrense de Energia Elétrica (Tpae), formado pela Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) e Procable Energia e Telecomunicações SA, começou a construção de linha de transmissão (LT) subterrânea de energia em Porto Alegre, na tensão de 230 quilovolts (kV). O empreendimento, em circuito simples, com investimento inicial de R$ 50 milhões e acréscimo de R$ 21,8 milhões na segunda etapa do projeto, ligará a subestação Porto Alegre 9, localizada na rua João Moreira Maciel, na entrada da cidade, à subestação Porto Alegre 4, na esquina das avenidas Ipiranga e Praia de Belas.

A obra do sistema de transmissão do Rio Grande do Sul, com participação da empresa do Grupo CEEE, tem extensão de 11,3 quilômetros e será concluída em 18 meses, gerando 460 empregos diretos no período. Entre os benefícios da linha, destaca-se a melhoria no atendimento da Região Metropolitana de Porto Alegre, com diminuição no risco de cortes de carga na ocorrência de, eventuais, contingências no sistema elétrico. Na prática, através da LT, consumidores de energia elétrica da área central de Porto Alegre, atendidos pela subestação Porto Alegre 4, passam a receber energia de duas fontes de alimentação, uma oriunda das subestações Gravataí 2 e Porto Alegre 6, e outra que parte das subestações Nova Santa Rita e Porto Alegre 9.

O presidente do Grupo CEEE, Sérgio Camps de Morais, revela que, pela primeira vez, a empresa participa de projeto dessa natureza na Capital, decidido a partir de leilão promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Camps aponta a inovação da linha, construída de forma subterrânea, usando tecnologia avançada e fundamental ao futuro de grandes cidades. “Estamos absorvendo essa tecnologia, oferecendo confiabilidade e segurança ao sistema elétrico do Rio Grande do Sul e direcionados ao atendimento de futuras demandas, como revitalização do cais do porto e a Copa de 2014”, explica o dirigente.

A Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) detém 86% da concessão do sistema gaúcho de transmissão de energia elétrica na tensão de 230 kV, possui aproximadamente seis mil quilômetros de linhas de transmissão e opera 64 subestações.

Secretaria de Logística e Transportes