Leite autoriza construção de ponte e elaboração de projeto de pavimentação no Alto Uruguai

A foto mostra o governador Eduardo Leite, o secretário Juvir Costella, o diretor-geral do Daer e deputados posando para foto após assinatura de ordem de início a obras e projetos viários no Alto Uruguai.
Prefeitos e deputados acompanharam a assinatura das autorizações - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini
Por Suzy Scarton/Secom

O governador Eduardo Leite autorizou, na tarde desta terça-feira (14/9), o início da obra de uma ponte e a elaboração de projeto de infraestrutura viária na região do Alto Uruguai. O ato ocorreu em cerimônia híbrida no Palácio Piratini e contou com a presença do secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, e do diretor-geral do Departamento de Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino.

“São projetos e obras que acontecem graças a um esforço muito grande do Estado em direção ao equilíbrio fiscal. Agradeço mais uma vez nossos deputados que nos apoiaram em pautas polêmicas, mas necessárias às reformas do nosso Estado. Com maior capacidade de investimento, o Rio Grande do Sul consegue atender a demandas importantes e muito esperadas pelas regiões”, destacou o governador.

A partir das autorizações, a empresa contratada pelo Daer construirá uma ponte de 26 metros de extensão sobre o arroio Lajeado Napoleão, na ERS-426, em Severiano de Almeida. Com investimento de R$ 518.999,77, os serviços serão executados pela Traçado Construções e Serviços Ltda.

A autarquia também contratou uma empresa para elaborar o projeto final de engenharia do traçado de 25 quilômetros entre os municípios de Machadinho e São José do Ouro. O investimento na rodovia ERS-442 será de R$ 1.164.919,35, com serviços da Ecoplan Engenharia Ltda.

"Investir em estradas é essencial para que nossas comunidades do interior atinjam um novo patamar de desenvolvimento", ressaltou o secretário Juvir Costella. "Dessa forma, temos trabalhado incessantemente no sentido de atender a demandas históricas para a melhoria da infraestrutura rodoviária de diferentes regiões do Estado."

Essas duas intervenções não fazem parte do Plano de Obras, que investirá R$ 1,3 bilhão em obras de infraestrutura viária no Estado. No entanto, os recursos também são do Tesouro do Estado.

Os prefeitos de Severiano de Almeida, Milto Vendruscolo, de Machadinho, Alcir Grison, e de São José do Ouro, Antonio José Bianchin, e os deputados estaduais Mateus Wesp, Paparico Bacchi e Gilberto Capoani também participaram do ato de assinatura.