Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Logística e Transportes

Início do conteúdo

Leite vistoria ponte que conecta Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga

Estrutura teve investimento de R$ 1,2 milhão do Estado

Publicação:

A foto mostra o governador Eduardo Leite, o secretário Costella e demais autoridades caminhando sobre a ponte na Avenida dos Municípios, em Novo Hamburgo
Na vistoria, Leite lembrou que visitou a ponte em 2018, quando assumiu o compromisso de priorizar a conclusão da obra - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini
Por Suzy Scarton/Palácio Piratini

Aguardada há mais de 30 anos pela população do Vale do Rio dos Sinos, a ponte sobre o Arroio Pampa, entre Novo Hamburgo e Campo Bom, foi vistoriada na manhã desta quarta-feira (22/1) pelo governador Eduardo Leite e pelo secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella. Entregue em dezembro do ano passado pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), a obra teve início em dezembro de 2017.

Com extensão de 44 metros e largura de 12,6 metros, a ponte foi executada com um investimento de R$ 1,2 milhão oriundos do Estado. Localizada na avenida dos Municípios, a estrutura liga as cidades de Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga.

“Tive a oportunidade de visitar a ponte em 2018 e assumi o compromisso de priorizar, dentro do nosso plano de obras, a conclusão da obra para viabilizar a ligação qualificada entre as cidades. Agora, fiz questão de visitá-la para acompanhar a realidade de quem é afetado positivamente por ela aqui na região”, celebrou o governador.

O diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, explicou que a autarquia priorizou a obra desde a liberação dos recursos. “Para executá-la, destravamos uma série de empecilhos, desde burocráticos a técnicos. O próprio projeto era da década 90 e foi totalmente reformulado para se adequar à realidade atual”, destacou.

A obra foi realizada por meio de dois contratos, sendo um para a execução da estrutura de concreto da ponte e outro para a execução dos serviços remanescentes no trecho, que contemplou os aterros dos encontros, a pavimentação asfáltica e a sinalização. A conclusão da ponte era uma das prioridades do Plano de Obras Rodoviárias 2019.

“Estou muito feliz por entregarmos uma obra que há mais de 30 anos é tão reivindicada pela comunidade do Vale do Sinos. A ponte facilitará o acesso dos usuários que trafegam entre Novo Hamburgo e Campo Bom, tornando mais ágil, rápido e seguro o deslocamento entre os municípios”, garantiu o secretário Juvir Costella.

O governo do Estado está executando um plano de obras que inclui, entre outras intervenções, acessos asfálticos e a conclusão da BR-118. “2020 será um ano de muitas entregas”, enfatizou Leite.

Secretaria de Logística e Transportes