Ministro dos Transportes assina autorização para obras de duplicação da BR-290 entre Eldorado do Sul e Pantano Grande
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O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, assinou, em Pantano Grande, no Vale do Rio Pardo, na manhã desta quarta-feira (22), a ordem de início das obras de duplicação da BR–290, entre o município e Eldorado do Sul, na Região Metropolitana. O investimento do Governo Federal será de quase R$ 600 milhões e os trabalhos devem começar imediatamente. Ao todo, 115,7 quilômetros da rodovia serão duplicados. A previsão de duração da obra, que será executada por quatro consórcios de empresas, é de dois anos.
O contrato recebeu a assinatura do ministro e dos secretários estaduais de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, e de Infraestrutura e Logística, João Vitor Domingues, além do prefeito de Pantano, Cássio Nunes Soares, e de representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e de empresas contratadas para a obra.
“Estamos muito felizes por anunciarmos mais uma obra aqui no Rio Grande do Sul. Se antes investimentos em estradas e infraestrutura eram raros, hoje são uma realidade em todo o país e em diversos pontos aqui do Estado. Só o Dnit investiu mais de R$ 13 bilhões em terras gaúchas nestes últimos anos, seja através de obras do PAC, seja em outras parcerias com o Governo do Estado”, comentou Paulo Passos. Como exemplos, citou são a construção da segunda ponte do Guaíba, que começou há alguns dias, a BR-448, inaugurada há menos de um ano, e os avanços na duplicação da BR-116, em direção ao sul do Estado.
Estrada do Mercosul
Conhecida também como Rodovia Osvaldo Aranha, a BR–290 possui mais de 700 quilômetros de extensão e atravessa o Estado de leste a oeste – do Litoral até o município de Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Assim, a rodovia é a principal ligação entre a Região Metropolitana de Porto Alegre e o país vizinho, caracterizando a estrada como importante rota de transporte de cargas entre as nações do Mercosul.
A obra de duplicação, dividida em quatro lotes, será realizada no trecho entre o km 112,3, no entroncamento com a BR–116, em Eldorado do Sul, até o km 228, nas proximidades do antigo posto de pedágio no município de Pantano Grande. “Era uma obra que esperávamos há muito tempo, nós que trabalhamos neste trecho da estrada conhecemos as dificuldades. Vai facilitar o escoamento da produção e dar mais segurança para os motoristas”, comemorou o motorista de carreta e morador de Pantano Grande, Ismael Motta.
O serviço foi licitado pelo Regime Diferenciado de Contratações (RDC), modalidade de licitação que acelera os trabalhos. O custo total será de R$ 583,55 milhões.
Melhorias para a região
O prefeito de Pantano Grande, Cássio Nunes Soares, destaca que há muito tempo havia a necessidade da obra. Lembra que a duplicação de BR–290 é uma antiga reivindicação e os primeiros estudos começaram em 1997. “Para nosso município e para todos aqui na região é uma obra essencial, e por isso posso falar em nome de todos os prefeitos da nossa alegria em ver esse sonho sair do papel. Tivemos que passar por muitos problemas, mas felizmente os superamos e a partir de hoje queremos ver as máquinas funcionando”, disse o prefeito.
Para o secretário João Victor Domingues, a obra contribui para a expectativa de reduzir os gastos do Estado com logística de 3% a 4%. A mesma visão é compartilhada por João Motta, que falou de sua ligação com a estrada desde a infância, quando se deslocava até Porto Alegre com a família. Conheço muito essa estrada por ser nativo da Fronteira Oeste. Sei da importância regional e internacional da 290, por onde escorre grande parte da produção gaúcha. Estamos contentes em ver que os gaúchos voltaram a se integrar ao crescimento do país nos últimos anos através de obras essenciais, que há muito tempo não passavam de promessas”, ressaltou Motta.
A obra foi dividida em quatro lotes:
Lote 01 - Extensão de 29,70 quilômetros, entre o km 112,3 e o km 142, sob responsabilidade do Consórcio Bolognesi/Conterra/Magna: R$ 151 milhões;
Lote 02 - Extensão de 30,08 quilômetros, entre o km 142 e o km 172,08, sob responsabilidade do Consórcio TB/ECB/ETEL: R$ 172,5 milhões;
Lote 03 = Extensão de 27,03 quilômetros, entre o km 172 e o km 199,03, sob responsabilidade do Consórcio Trier/Ctesa/Prodec: R$ 130,9 milhões; e
Lote 04 = Extensão de 28,70 quilômetros, entre o km 199,3 e o km 228, sob responsabilidade do Consórcio Equipav/CSL/Esteio: R$ 129,15 milhões.