Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Logística e Transportes

Início do conteúdo

Mudanças em resolução agilizam emissão de licença para caminhões-cegonha

Medidas eliminam exigência de registro fotográfico durante inspeção dos veículos

Publicação:

Liberação de licenças para a circulação de caminhões-cegonha deverá ficar mais rápida
Liberação de licenças para a circulação de caminhões-cegonha deverá ficar mais rápida - Foto: Arquivo/Daer
Por Raphael Nunes, com supervisão de Júlio Cunha Neto/Ascom Selt

A liberação de licenças para a circulação de caminhões-cegonha deve ficar mais rápida. O fim da obrigatoriedade de registro fotográfico durante a inspeção do veículos foi publicado no Diário Oficial da última quinta-feira (21/11).

A resolução, emitida pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) - vinculado à Secretaria de Logística e Transportes -, estabelece regras para a emissão do laudo de vistoria veicular. O documento é um dos requisitos para que os transportadores obtenham a Autorização Especial de Trânsito (AET) e possam circular pelas rodovias estaduais.

De acordo com o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, o Estado continuará com o trabalho de fiscalização do serviço nas rodovias gaúchas. “Seguiremos atentos quanto às normas de segurança aos usuários”, salientou. “Contudo, a partir das mudanças na regulamentação do serviço, conseguiremos desburocratizar a liberação das licenças, o que representará não apenas agilidade, mas também uma vantagem em termos econômicos para a categoria.”

Informatização do sistema

Fornecida pelo Daer, a Autorização Especial de Trânsito (AET) passou a ser totalmente informatizada este ano. Desde julho, os cegonheiros têm solicitado o documento diretamente no site da autarquia, sem que precisem se deslocar até o órgão estadual.

Com o sistema on-line, o trâmite, que antes levava de 15 a 30 dias, pode ser concluído em menos de uma semana.

Secretaria de Logística e Transportes