Municípios da Região Nordeste debatem asfaltamento da ERS-456

Secretário Juvir Costella recebeu comitiva para tratar da demanda

O secretário Juvir Costella está falando a prefeitos na mesa de reuniões da Secretaria de Logística e Transportes do RS.
Juvir Costella destacou que o governo do Estado busca a liberação de recursos para a execução das obras - Foto: Raphael Nunes/Selt
Por Raphael Nunes, com supervisão de Júlio Cunha Neto/Ascom Selt

A solicitação de pavimentação asfáltica da ERS-456 foi pauta de audiência realizada na Secretaria de Logística e Transportes, nesta quarta-feira (22). O prefeito de Esmeralda, Ailton de Sá Rosa, e o chefe do executivo municipal de Pinhal da Serra, Anderson de Jesus Costa, participaram da reunião com o secretário Juvir Costella e lideranças políticas da região.

Durante o encontro proposto pelo deputado estadual Tiago Simon (MDB), Rosa pediu a retomada das obras na rodovia e enalteceu o potencial da região para a agricultura do Rio Grande do Sul. "Nosso município é essencialmente agrícola e, nos últimos anos, avançamos na produção de grãos”, salientou o prefeito. “Por isso, necessitamos que a estrada seja concluída o mais breve possível. O projeto, que envolve 25 quilômetros entre Esmeralda e Pinhal da Serra, está apto para receber novos recursos", finalizou.

O secretário Costella frisou que o governo do Estado busca a liberação de recursos para executar os serviços. "Estive em Brasília para propor aos deputados federais da bancada gaúcha a destinação de emendas para a conclusão dos acessos municipais", explicou. "Enquanto esperamos as definições, vamos atualizando todos os projetos pendentes para deixá-los prontos e relicitá-los se preciso. Assim, já adiantamos etapas enquanto aguardamos a disponibilização dos recursos, seja por parte do governo ou do Legislativo”, destacou o titular da pasta.

Na segunda parte do encontro, o prefeito Anderson de Jesus Costa questionou a possibilidade de estadualizar um trecho da ERS-456, que liga o município de Pinhal da Serra ao estado de Santa Catarina. Costella disse que irá analisar a demanda, mas salientou que o tema necessita ser debatido de forma criteriosa. "Abriremos um processo e encaminharemos para o corpo técnico do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) estudar a viabilidade do pleito."

Também estiveram presentes na reunião o vice-prefeito de Pinhal da Serra, José Rodrigues Duarte; o vereador de Pinhal da Serra Guilherme da Costa; o procurador-geral de Esmeralda, Deraldo de Castro; os vereadores de Esmeralda Espedito Zoccoli de Lima, Marcelo Fernandes Mondadori e Luiz Fernando Ferreira; além do assessor do deputado Tiago Simon, Ricardo Abadie.