Municípios de Lagoão e Segredo reivindicam obras de acesso asfáltico

Secretário Juvir Costella recebeu pedido de pavimentação de 27 km da ERS-347

Titular da pasta de Logística e Transportes afirmou que Estado busca soluções para retomar pavimentação de acessos municipais - Foto: Júlio Cunha Neto/Ascom Selt
Por Júlio Cunha Neto – Ascom/Selt

Uma comitiva da Região Centro-Serra esteve na manhã desta terça-feira (14) no gabinete do secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella. Acompanhado do deputado estadual Eduardo Loureiro (PDT), o grupo solicitou a pavimentação da ERS-347, entre os municípios de Lagoão e Segredo.

Aguardada há mais de vinte anos, a obra é considerada pelas lideranças uma forma de impulsionar a economia regional. “Hoje, Lagoão está ilhado, sem acesso pavimentado que ligue a comunidade aos grandes corredores rodoviários”, alertou Loureiro. “O asfalto é fundamental para que os municípios atraiam novos investimentos.”

De acordo com o prefeito de Lagoão, Cirano de Camargo, são 27 quilômetros de extensão, dos quais 16 ligam o município a Segredo. “Temos uma atividade agrícola diversificada, principalmente tabaco e soja, que está crescendo bastante”, destacou. “Precisamos de asfalto para escoar melhor nossa produção. Em dias de chuva, a estrada fica intransitável.”

De acordo com o secretário Costella, o Estado está avaliando alternativas para retomar as obras de acessos municipais. “Mês passado, fui a Brasília propor aos deputados da bancada gaúcha na Câmara a destinação de emendas parlamentares para as ligações asfálticas”, lembrou. “A ERS-347 consta nessa lista. Estamos mobilizados na busca por soluções para a melhoria de nossa infraestrutura.”

Também estiveram presentes na reunião o prefeito de Segredo, Valdir José Rodrigues; o chefe de gabinete da prefeitura de Lagoão, Dilamar Garcia; o assessor do deputado federal Marcio Biolchi (MDB), Paulo Sérgio Nunes; o assessor do deputado Eduardo Loureiro, Marcio Bosa de Oliveira; o integrante da Comissão Pró-Asfalto da ERS-347, Julio Miguel Vieira; e o advogado Sérgio Vieira.