Novo diretor-presidente da EGR toma posse

Marcelo Gazen, 41 anos, é o dirigente mais jovem a assumir comando da empresa pública

A foto mostra o diretor-presidente da EGR, Marcelo Gazen, falando durante sua posse, ao lado do secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, e do diretor que deixa o cargo, Urbano Schmitt.
Gazen (à dir.) administrará mais de 900 quilômetros de rodovias estaduais - Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini
Por Julio Cunha Neto

Marcelo Gazen é o novo diretor-presidente da EGR (Empresa Gaúcha de Rodovias). Ex-titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Porto Alegre, o advogado foi escolhido pelo governador Eduardo Leite e o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, pelo perfil técnico.

O ato de posse foi realizado na tarde desta quinta-feira (15/4), na sede da secretaria estadual, e transmitido pelas redes sociais. Gazen assume o comando da EGR no lugar de Urbano Schmitt, que foi convidado ao cargo de secretário adjunto de Planejamento e Assuntos Estratégicos da Capital.

“Gazen tem experiência em licitações, contratos públicos, concessões e parcerias público-privadas, portanto reúne qualidades técnicas alinhadas à nossa gestão”, ressalta o secretário Costella. “Assim, a EGR seguirá com um trabalho direcionado para a modernização de seus processos, buscando a conclusão e a entrega dos serviços de que a sociedade gaúcha tanto necessita", projeta.

Aos 41 anos, Marcelo Gazen será o diretor-presidente mais jovem a assumir a EGR, fundada em 2012.

“Quero fazer uma gestão profissional, baseada em planejamento e gestão de processos, pessoas e indicadores, buscando assim maior eficiência da empresa e excelência no atendimento ao usuário”, afirma o dirigente.

O novo diretor-presidente também almeja incorporar mais inovação à empresa, com melhorias no atendimento e na comunicação e o uso de novas tecnologias de manutenção e conservação das estradas. “Também vamos implementar novos modelos de negócios capazes de diminuir o custo e buscar novas receitas, qualificando ainda mais os 900 quilômetros de rodovias administradas pela EGR”, destaca.

CURRÍCULO DO NOVO PRESIDENTE

Marcelo Gazen é formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Ulbra, em 2002. Tem pós-graduação em Direito Tributário e Econômico Financeiro pela UFRGS (2006) e cursa MBA em Concessões e Parcerias Público-Privadas pela FESPSP e London School Economics.

Possui experiência de 20 anos na área de licitações e contratos públicos, concessões e parcerias público-privadas, atuando como consultor jurídico, parecerista e palestrante em cursos sobre licitações e contratos administrativos, e é árbitro da Câmara de Arbitragem da Federasul. Tem expertise na análise de editais, estruturação de projetos, gestão de contratos administrativos, gerenciamento de risco e negociações junto aos órgãos governamentais, -atuando também junto aos órgãos de controle.

De abril de 2019 até 31 de dezembro de 2020, atuou como secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Porto Alegre na gestão do prefeito Nelson Marchezan Júnior. Como secretário, foi responsável pela reestruturação da pasta, criação de novas legislações, gestão de aproximadamente 300 funcionários e de mais de 350 obras públicas, com um orçamento anual em torno de R$ 350 milhões. De outubro 2020 até o presente momento, atua como presidente do Conselho Fiscal da Procempa (Companhia de processamento de dados do Município de Porto Alegre).