Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Logística e Transportes

Início do conteúdo

Obra de modernização de cais é avaliada no Porto do Rio Grande

Publicação:

A obra de modernização do cais do Porto Novo do Rio Grande foi um dos temas da reunião do Conselho de Autoridade Portuária do Porto do Rio Grande (CAP/RG) que ocorreu nesta terça-feira (17), no prédio da Superintendência do Porto do Rio Grande. Participaram do encontro o secretário adjunto de Infra-Estrutura e Logística do RS, Adalberto Silveira Netto, o superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco, o presidente do CAP, Ayres Apolinário, o diretor técnico do porto rio-grandino, Carlos Rodrigues, além de representantes dos blocos dos trabalhadores, dos usuários, dos operadores portuários e do poder público.

Conforme solicitação do CAP, o diretor técnico do Porto do Rio Grande informou que na última terça-feira (10), foi entregue a Secretaria Especial de Portos (SEP) o projeto final da modernização do Porto Novo. A execução da obra, que prevê a reconstrução do atual cais, com a construção de uma nova superestrutura que avança 11,6 metros para dentro do canal, possibilitando a utilização de equipamentos de maior porte e o aprofundamento do calado de 31 para 40 pés, estava gerando preocupação por parte do Conselho. Inicialmente a SEP, que será responsável por licitar a obra com recursos de 114 milhões assegurados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), informou que iria realizar primeiramente a colocação de estacas em toda a extensão a ser modernizada, o que impediria a operação portuária nessa área.

No entanto, Rodrigues esclareceu que nesta segunda-feira (16) esteve reunido, em Porto Alegre, com o projetista da obra, Júlio Damiani, e ficou acertado que a obra será executada em módulos de 75 metros, na seguinte ordem: realizada da escavação junto ao cais do Porto Novo, colocação das estacas e, posteriormente, da laje de concreto. Com isso, a obra inviabilizará a operação em pequenos trechos e não em toda sua extensão. A previsão é de que o empreendimento leve 18 meses para ser concluído, devendo a obra começar no início de 2010.

O secretário adjunto de Infra-Estrutura e Logística informou que nos próximos dias a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) estará entregando a liberação ambiental para a realização da travessia subaquática da linha de transmissão de 69 kV (quilovolts), a ser instalada entre Rio Grande e São José do Norte. Durante 15 anos, a população de São José do Norte recebeu energia elétrica por linha de transmissão aérea. Os cabos, que atravessam o canal de acesso ao porto rio-grandino a 72 metros do nível da água, tornou-se um limitador para as grandes embarcações que acessam o porto, principalmente após a instalação do pólo naval. Netto anunciou que nos próximos dias deve iniciar a dragagem do Canal Miguel da Cunha e que uma draga da Superintendência de Portos e Hidrovias do Estado (SPH) deverá ser deslocada em breve para Rio Grande.

Reestruturação

Outro tema da reunião foi a reestruturação do Quadro de Pessoal da Superintendência do Porto do Rio Grande. De acordo com o representante do Sindicato dos Portuários, Clênio Fagundes Nunes, a documentação foi encaminhada hoje (17) a Casa Civil que enviará o projeto para aprovação da Assembléia Legislativa do RS. A previsão é que isso aconteça até o final deste ano, podendo ser aberto concurso público para o porto rio-grandino já em 2010.

A reunião ainda contou com a apresentação do diretor do Órgão Gestor de Mão-de-Obra do Trabalho Portuário Avulso do Porto do Rio Grande (OGMO/RG), André Ortigara, que apresentou no CAP relatório sobre a capacitação do Trabalhador Portuário Avulso (TPA) onde informou que através de parceria com a Capitania do Portos do Estado do Rio Grande do Sul (CPRS) desde 1997 vem sendo realizados cursos do Programa de Ensino Profissional, Marítimo e Portuário (Prepom). Desde sua implantação até hoje o Prepom já executou 271 cursos e ofereceu 4.598 vagas para os TPA´s. O Capitão dos Portos do RS, CMG Carlos Alberto Moreira Gouveia, informou que o Prepom a partir de 2010 deverá oferecer maior qualificação com a implantação de um simulador de guindaste que está sendo desenvolvido no Brasil. Os portos de Rio Grande e Santos deverão ser os primeiros a contar com essa tecnologia.

Secretaria de Logística e Transportes