Obra do acesso municipal a Barra do Rio Azul, no Alto Uruguai, entra em fase final
Publicação:
Barra do Rio Azul está prestes a celebrar a realização de um antigo sonho da comunidade: a pavimentação do acesso municipal à ERS-420. A nova estrada, que abrange 17 quilômetros, marca a primeira conexão asfaltada do município com outras cidades do Alto Uruguai. Com a obra praticamente concluída, a expectativa é de impulsionar o desenvolvimento local e melhorar a qualidade de vida dos moradores.
O projeto é fruto de uma parceria entre o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) - vinculado à Secretaria de Logística e Transportes do Estado - e a prefeitura. Para os serviços, foram destinados R$ 21,3 milhões do Tesouro do Estado, além de uma contrapartida de R$ 3,2 milhões das prefeituras de Barra do Rio Azul, Erechim e Aratiba. Além da pavimentação, a obra inclui a instalação de sinalização completa, com pintura de pista, placas de trânsito e tachões.
Segundo o secretário Juvir Costella, o acesso é uma vitória importante para a região do Alto Uruguai. “Essa ligação asfáltica é um marco para Barra do Rio Azul, pois irá melhorar a logística da produção agropecuária e proporcionará um caminho mais rápido e seguro para os moradores. Estamos comprometidos com o desenvolvimento econômico e social da região”, ressalta.
Para o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, a colaboração com a prefeitura foi fundamental para a execução do cronograma. “Essa obra reflete o sucesso da parceria com a administração local e é mais um passo no fortalecimento da infraestrutura viária do nosso estado”, afirma.
A pavimentação já traz benefícios para a comunidade. O agricultor Irno Antônio Prior observa que a nova estrada facilita o transporte de caminhões para a distribuição do leite, além de melhorar o acesso a insumos e serviços veterinários. “Agora, tudo chega com mais facilidade, o que melhora nosso trabalho", comemora o produtor rural.
A servidora pública Ana Paula Navas destaca que o deslocamento a outros municípios será mais ágil. “Antes, para chegar a Erechim, levávamos uma hora. Com a estrada asfaltada, o tempo de viagem reduziu para 30 a 40 minutos, facilitando o acesso a serviços de saúde”, detalha.
O acesso pavimentado a Barra do Rio Azul é destaque no mais recente vídeo da série especial, que pode ser acessado aqui.