Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Logística e Transportes

Início do conteúdo

Obras do lote três de duplicação da ERS-118 devem começar em novembro

Publicação:

20121005212830md-20120319152129-cod65380.jpg
setup-carga-20121005212830md-20120319152129-cod65380-jpg

A Secretaria de Infraestrutura e Logística do RS (Seinfra) recebeu da Secretaria de Habitação e Saneamento (Sehabs), o Plano de Remoção Habitacional das famílias que vivem às margens da ERS-118, entre os Km 00 e 05, em Sapucaia do Sul. Com isso, o Governo do Estado cumpre mais uma etapa para a duplicação da rodovia, um dos principais gargalos logísticos e prioridade do Executivo. "O Daer dará encaminhamento do plano à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para que o licenciamento ambiental do lote possa ser lavrado", informou o titular da Seinfra, Beto Albuquerque.



De acordo com secretário, assim que a Fepam conceder a licença ambiental o governo dará ordem de início à obra neste trecho, que será executada pela Conterra Construções e Terraplanagens. "Com o reassentamento dessas famílias, previstos na lei do aluguel social, poderemos dar andamento ao processo o mais breve possível. Nossa expectativa é iniciar em novembro as obras do lote três", disse Beto.



A duplicação da ERS-118 é uma agenda prioritária do Executivo, na qual já foram investidos R$ 30 milhões, ou seja, três vezes mais do que nos oito anos que antecederam o atual governo. "Tivemos que readequar todo o projeto devido as demandas que surgiram ao longo dos anos. É um projeto complexo, antigo, com alguns entraves, mas que estamos determinados a superá-los", garantiu.

 

O secretário disse, ainda, que solicitou agilidade ao Daer quanto ao novo plano de engenharia para restauração da pista velha, que está sendo executado pela STE -Serviços Técnicos de Engenharia. A intenção é quebrar o concreto atual da via e implantar novas placas de concreto (base) na restauração da pista.



Lote II
Nas obras do segundo lote, de responsabilidade da construtora Sultepa, entre o km 05 e o km 11, já foram investidos R$ 17 milhões. Segundo Beto, a empresa está trabalhando com bom ritmo na concretagem de cerca de três quilômetros da nova pista.


Lote I
Já no trecho da Triunfo, entre o km 11 ao km 22, o secretário aponta que o ritmo é um pouco mais lento devido a um entrave jurídico, que envolve o processo de litígio entre duas empresas, para a liberação da construção do viaduto do Itacolomi. Nesta semana, a Seinfra solicitou à Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para atuar junto ao Tribunal de Justiça do RS (TJ-RS) no julgamento do processo, que se estende desde 2010. "Este impasse gera dano e atraso, já que cerca de 1,5 quilômetros poderiam estar liberados para a obra", afirma.

Gravataí/Viamão
Também está em andamento a elaboração do projeto executivo para futura duplicação e restauração da ERS-118, no trecho de 16 quilômetros entre a BR-290, em Gravataí. Já os projetos para a a construção do viaduto entre a ERS-040 com a ERS-118, em Viamão, bem como o asfaltamento no acesso ao Espigão, no município, aguardam por licenciamento ambiental.

 

Secretaria de Logística e Transportes