Operação Verão para Todos amplia ações em rodovias do litoral

Melhorias em estradas e reforço na fiscalização estão entre as medidas para facilitar o transporte dos veranistas

O Daer dispõe das Unidades de Apoio ao Usuário (UAU), que prestam apoio nas rodovias da região - Foto: Guilherme Pereira/Daer
Por Juliana Pretto - com informações do governo do Estado, DAER e EGR

A Operação Verão Para Todos foi lançada oficialmente pelo governo do Estado no último sábado (15), em Capão da Canoa. As ações contemplam 80 municípios e milhões de visitantes da região litorânea nos três meses de altas temperaturas.

O vice-governador José Paulo Cairoli, que coordena o programa, iniciou a temporada 2018/2019 comemorando os números da última edição e agradecendo os esforços dos 30 órgãos estaduais que trabalham no projeto. "Os resultados obtidos no ano passado foram alcançados devido à integração de várias instituições", destacou.

Até o dia 10 de março de 2019, os órgãos vinculados à Secretaria dos Transportes ampliarão os serviços nas rodovias que levam às praias, para proporcionar conforto e segurança aos usuários durante o veraneio.

DAER

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) auxiliará os motoristas através das Unidades de Apoio ao Usuário (UAU), que prestarão apoio nas principais rodovias da região. A operação inicia na próxima sexta-feira (21), às 12h, e encerra no dia 26 de dezembro, no mesmo horário.

O serviço ocorre durante todos os feriados prolongados e nos finais de semana. São cerca de cinco veículos com servidores da autarquia realizando rondas na Estrada do Mar (ERS-389), Rota do Sol (ERS-486), ERS-407, ERS-030 e ERS-786 (Interpraias). Os usuários também podem solicitar atendimento através do telefone e Whatsapp (51) 99529-2885.

O Daer também realiza o monitoramento eletrônico através dos pardais com o auxílio do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM). Além disso, a autarquia mantém um sistema de cercamento eletrônico que conta com sete equipamentos registrando as placas dos automóveis. Eles estão distribuídos nas estradas RSC-287, ERS-030 e ERS-389.

De acordo com o diretor-geral, Rogério Uberti, o objetivo é tornar as abordagens aos motoristas mais eficazes: “Assim, o Detran pode consultar em seu banco de dados a situação do veículo e enviar as informações para o CRBM, para que as autoridades identifiquem, por exemplo, veículos roubados ou em situações irregulares”, completa.

Para os usuários que utilizam o transporte intermunicipal, a autarquia ampliou os horários de ônibus com o Plano Verão, onde são disponibilizadas cerca de 300 linhas regulares. Além disso, as rodovias de acesso às praias estão recebendo uma atenção especial nas últimas semanas. Com reparos e recuperação do pavimento e do revestimento primário, as atividades estão concentradas na sinalização, roçada e na manutenção das pontes.

EGR

As ações da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) durante a operação englobam a manutenção da ERS-040 – no trecho que vai do km 11, no entroncamento com a ERS-118, em Viamão, ao 94,8, em Pinhal. Além disso, uma ambulância extra será disponibilizada para reforçar o atendimento de emergências na rodovia.

O presidente da EGR, Nelson Lidio Nunes, afirma sobre a importância dos serviços realizados na ERS-040 neste período. “Damos uma atenção especial à rodovia pois é uma das mais utilizadas por quem se desloca ao litoral gaúcho” diz. “Desde este mês até março, disponibilizamos uma ambulância extra para atendimento de ocorrências e, ao mesmo tempo, são intensificadas as ações de manutenção da rodovia para garantir que as condições de tráfego sejam as melhores possíveis para os usuários", finaliza.