Parceria com Gramado resultará em melhorias na ERS-373

Secretário Juvir Costella assinou termo que autoriza município a realizar serviços na rodovia

Termo de Cooperação que prevê melhorias na ERS-373 foi assinado na tarde desta segunda-feira (02/12) - Foto: Raphael Nunes/Selt
Por Juan Romero, com supervisão de Júlio Cunha Neto/Ascom Selt

O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, recebeu na tarde desta segunda-feira (02/11) o prefeito de Gramado, João Alfredo Bertolucci, e o secretário municipal de Obras, Flavio Milton de Souza. A reunião - proposta pelo deputado estadual Gabriel Souza (MDB) - resultou na assinatura de um termo de cooperação técnica entre a prefeitura e o Estado para a manutenção da ERS-373.

Entre os serviços previstos na parceria estão a roçada da vegetação às margens da estrada, que liga Gramado a Santa Maria do Herval. "Com isso, autorizaremos o município a realizar os trabalhos, com o devido acompanhamento técnico do Daer [Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem]", frisou Costella. "Esse termo de cooperação agilizará o atendimento a um pedido da comunidade e garantirá economia aos cofres do Estado."

Durante a reunião, também foi solicitada a pavimentação dos 12 quilômetros da ERS-373. O secretário Flavio Souza destacou a função desempenhada pela rodovia, que liga Santa Maria do Herval à ERS-115. “É uma estrada muito importante, pois serve como alternativa para quem se desloca à região”, afirmou. “Os aplicativos de navegação por GPS indicam o caminho para Gramado por essa rodovia”, completou o prefeito Bertolucci.

Costella citou a importância da obra, mas ponderou que as melhorias na estrada dependem da disponibilidade de recursos financeiros do Estado. Costella também mencionou que a ERS-115 deve ser incluída entre as próximas rodovias a serem concedidas à iniciativa privada.

Participou da audiência, também, o diretor de Infraestrutura Rodoviária do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino.