Pavimentação de trecho da ERS-373 está finalizada

Carro na cor branca trafega em pista asfaltada ladeada por árvores.
Obras contam com aporte de R$ 27 milhões do Governo do Estado - Foto: Emerson Foguinho/Selt
Por Liana Ramos Carvalho - Ascom DAER

As obras que devem encurtar em 20 km a distância entre Porto Alegre e Gramado estão avançando. Estão asfaltados e liberados para trânsito os primeiros 4 km da ERS-373, em Santa Maria do Herval. Ao todo, 17 km devem receber intervenções - 10 km com pavimentação e os demais com serviços de recuperação.

As atividades entre Santa Maria do Herval e Gramado estão previstas no Programa Avançar do Governo do Estado e contam com aporte de, aproximadamente, R$ 27 milhões. A execução é do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria de Logística e Transportes.

"Estamos fiscalizando rotineiramente os serviços, iniciados no segundo semestre de 2022, que têm atendido plenamente o cronograma estipulado. Hoje, além de comemorarmos a finalização entre os quilômetros 12 e 8,  cujo segmento está disponível para circulação desde janeiro deste ano, vemos com satisfação o progresso das demais atividades", afirma o secretário Juvir Costella. "O bom andamento do trabalho na ERS-373 permite assegurarmos à população, que aguarda há mais de duas décadas por isso, a conclusão da obra no primeiro semestre de 2024. Dessa forma, iremos impulsionar não apenas o turismo, mas também o desenvolvimento agropecuário da região", sintetiza.

"Já investimos cerca de R$ 8 milhões na estrada e contamos com o apoio do Governo do Estado para continuar de forma permanente as ações até a conclusão de todas as iniciativas necessárias", revela o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino. Segundo ele, o pavimento novo estará localizado entre os quilômetros 2,3 e 12,5, partindo de Gramado e chegando a Santa Maria do Herval. Já a recuperação ocorrerá entre os quilômetros 12,5 e 17,2, em Santa Maria do Herval, e do quilômetro zero ao 2,3, em Gramado.

Atualmente, há frentes de obras executando bueiros e redes de drenagem do quilômetro zero ao 2,3. Além disso, está sendo implantada a sub-base do quilômetro 8 ao 6,5, que deve receber, na sequência, a base e o asfalto. Também acontece a terraplenagem do quilômetro 6,5 ao 2,3, que contará, posteriormente, com a implantação da sub-base, base e asfalto.

"A intenção é realizar o máximo possível de serviços concomitantemente, a fim de agilizarmos a entrega desta importante obra que facilitará o deslocamento entre a região Metropolitana de Porto Alegre e a das Hortênsias. Apesar de a ERS-373 estar situada em um terreno íngreme, estamos conseguindo driblar essas características geológicas e concretizar todas as etapas previstas no período estipulado", finalizada o diretor de Infraestrutura e Logística do Daer, Richard Polo.