Pavimentação do acesso a São José do Hortêncio chega à etapa final

Rodovia, que liga município a São Sebastião do Caí, já tem asfalto implantado em 80 por cento da extensão

Dos 13 quilômetros entre o perímetro urbano e a ERS-122, 11 já contam com revestimento asfáltico.
Dos 13 quilômetros entre o perímetro urbano e a ERS-122, 11 já contam com revestimento asfáltico - Foto: Divulgação/Daer
Por Assessoria de Comunicação Social - Daer

Nos últimos meses, os moradores de São José do Hortêncio, no Vale do Caí, têm sentido os benefícios de transitar pelo asfalto no acesso ao município. As obras de pavimentação da VRS-874, que liga a cidade ao entroncamento com a ERS-122, em São Sebastião do Caí, estão com 80 por cento do cronograma concluído.

Para o empresário Luiz Carlos Bohn, 42 anos, o asfaltamento da estrada já tem gerado resultados melhores à fábrica de móveis e estofados que administra com a esposa. De acordo com ele, o número de clientes vindos de São Sebastião do Caí apresentou um acréscimo de dez por cento, mas a expectativa é de que as vendas cresçam ainda mais após o término da obra.

Hoje, a maioria da nossa clientela vem de Ivoti e Novo Hamburgo, que circula pela BR-116 para chegar até aqui. Com a VRS-874 pronta, nossos negócios com o Caí devem aumentar em até 20 por cento”, antecipa Bohn. “Investiremos forte por lá, inclusive com propagandas de nossa loja.”

E não será preciso esperar muito mais para que o acesso entre as duas cidades fique completo. A previsão é que os 13 quilômetros sejam inteiramente pavimentados até o final deste ano. Os serviços são executados dentro do programa Acessos Municipais, gerenciado pelo governo do Estado através da Secretaria dos Transportes e do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).

Para esta rodovia, contamos com um investimento total de R$ 12 milhões, financiados pelo BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social], dos quais já foram aplicados mais de R$ 10 milhões”, detalha o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen. “A VRS-874 beneficiará não apenas os municípios de São José do Hortêncio e São Sebastião do Caí, como também resultará em uma nova ligação regional entre o Vale do Caí e a Serra.”

Segundo o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti, quase toda a rodovia já conta com a base e revestimento em asfalto quente concluídos. “Iniciamos nossas ações no perímetro urbano de São José do Hortêncio e, hoje, falta pouco mais de um quilômetro para chegarmos à ERS-122”, afirma. “Nos últimos dois anos, inauguramos nove acessos municipais e temos mais 16 em andamento. Já investimos R$ 170 milhões nesse programa e, nos próximos meses, teremos mais comunidades comemorando a entrega de suas ligações pavimentadas.”

Acordo de Resultados

O programa Acessos Municipais está entre as prioridades do Acordo de Resultados. Assinado por todas as secretarias estaduais e vinculadas, ele consiste no acompanhamento dos projetos definidos como prioritários para serem executados pelo governo do Estado e envolve o planejamento de indicadores de desempenho, ações e eficiência da gestão.

Essa rede de governança prioriza as demandas da sociedade, com o objetivo de construir um governo mais eficiente na aplicação de recursos, mais ágil e menos burocrático, que, de forma transparente, dialogue com a população e entregue serviços de qualidade.