Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Logística e Transportes

Início do conteúdo

Ponte na Avenida dos Municípios entra na segunda semana de obras

Máquinas e operários trabalham na colocação das estacas de fundação da estrutura

Publicação:

Ponte terá 24 estacas com 18 metros de profundidade
Ponte terá 24 estacas com 18 metros de profundidade - Foto: Divulgação/Daer
Por Assessoria de Comunicação Social - Daer

A obra rodoviária mais aguardada pela população do Vale do Sinos deve ingressar em uma nova etapa ainda este mês. A ponte sobre o Arroio Pampa, na ERS-239, em Novo Hamburgo, está recebendo os primeiros componentes para as fundações. A ação de máquinas e operários no trecho conhecido como Avenida dos Municípios entrou na segunda semana de serviços.

A fase atual dos trabalhos consiste na instalação das estacas de fundação da ponte. A estrutura terá 24 no total – 12 em cada lado. As peças estão sendo cravadas no solo a uma profundidade de 18 metros e são feitas de concreto pré-moldado. As obras são executadas pelo governo do Estado através da Secretaria dos Transportes e do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).

O Daer foi incansavelmente proativo na resolução de todos os impasses que impediam a execução dessa ponte. Nosso corpo técnico forneceu todo o auxílio necessário à empresa contratada, desde a análise de sondagem do solo até o fornecimento do material pré-moldado, o que agiliza muito a construção”, detalha o diretor-geral do departamento, Rogério Uberti. “Nós temos plena ciência de que a comunidade não pode mais esperar e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para o término desse trabalho.”

A instalação das estacas deve ser finalizada na próxima semana. A fase seguinte é a construção dos blocos e pilares de fundação. A conclusão total da obra está prevista para o primeiro semestre de 2018.

A ponte da Avenida dos Municípios, em Novo Hamburgo, terá 44 metros de comprimento por 12,6 metros de largura e conta com recursos de R$ 1,48 milhão do Tesouro do Estado. A obra resultará na interligação de diversas cidades do Vale do Sinos, principalmente Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga.

Secretaria de Logística e Transportes