Porto da Capital ganha mais agilidade no descarregamento de navios
Publicação:

A agilidade no descarregamento de navios no Porto de Porto Alegre tem motivado os trabalhadores e operadores que atuam junto ao Cais Navegantes. Nesta quarta-feira (17), o navio Omiros, de bandeira do Chipre, encerra o descarregamento de mais de 10 mil toneladas de sal. No último fim de semana, o navio Jin Yu, com bandeira de Hong Kong, precisou de apenas dois dias para descarregar 9 mil toneladas de uréia.
Segundo o superintendente de Portos e Hidrovias, Pedro Obelar, quanto menor o tempo de estadia de um navio no porto, menor é a despesa. "Para os empresários que atuam com a navegação para o transporte de produtos, essa agilidade é lucrativa. Cada dia de um navio no porto tem um custo bastante elevado. Por isso, a redução do tempo de operação é um reflexo altamente positivo para o Porto da Capital e os operadores", explica.
Para que a operação aconteça num menor tempo, alguns fatores são importantes, entre os quais o bom funcionamento das estruturas portuárias, integração adequada de modais, mão de obra capacitada e o clima, já que em dias de chuva não há atividade. "No que se refere ao nosso trabalho, a administração da SPH não está medindo esforços para qualificar o trabalho no Porto. Só neste ano foi investido R$ 1 milhão na reforma total de um dos guindastes e mais R$ 528 mil na aquisição e instalação das defensas (equipamentos de segurança) que aumentaram o número de berços de atracação de navios", disse.
Para os próximos dias, a previsão é de mais três navios, com carga estimada de 10 mil toneladas de fertilizantes, cada um.