Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Logística e Transportes

Início do conteúdo

Porto da Capital tem fila de espera para navios atracarem

Publicação:

20130626090006dsc02425.jpg
setup-carga-20130626090006dsc02425-jpg

 

A chegada do cargueiro Resko Nassau, das Bahamas, nesta terça-feira (25), amplia para cinco o número de navios junto ao Cais Navegantes - o Porto da capital gaúcha está com fila de espera. Ao todo, três navios operam simultaneamente na descarga de produtos para a fabricação de fertilizantes e dois aguardam na bacia de evolução, em frente ao Cais Mauá, a liberação de um dos berços de atracação para iniciar o descarregamento.

 
De acordo com o superintendente de Portos e Hidrovias, Pedro Obelar, até a manhã de desta terça-feira, o Porto da Capital já havia registrado a atracação de 15 navios entre longo curso e cabotagem e 86,11 mil toneladas de cargas movimentadas. "Ainda não encerramos o mês e já temos uma movimentação bastante superior à do mesmo período de 2012", comemorou. "Precisamos mostrar, cada vez mais, à população, a capacidade econômica do nosso porto, o seu potencial de operação", ressaltou.


Obelar informou que o primeiro semestre deste ano deve fechar com movimentação de aproximadamente 468 mil toneladas - quase 100 mil a mais que o mesmo período do ano passado. "Este é o reflexo de um trabalho que estamos desenvolvendo com o objetivo de fomentar ainda mais o uso do sistema hidroportuário gaúcho. Além da movimentação em si, destacamos a geração de emprego a cada navio que atraca junto ao Cais Navegantes", disse.


Operações

Entre operação e transporte das cargas, quase 70 trabalhadores trabalham a cada turno de seis horas. A cada dia, são quase 300 pessoas atuando na área operacional. No Cais Navegantes estão os navios Temptation, com carga de10,5 mil toneladas; Gail, de bandeira grega, com 5,2 mil toneladas de fosfato monoamônico; e o Top Weather, com mais 12,5 mil toneladas de uréia granulada. Já os navios Bussara Nare, de bandeira tailandeza, aguarda para descarregar 6,7 mil toneladas de sal e o Resko Nassau, das Bahamas, aguarda para descarregar 5 mil toneladas de cevada.

Secretaria de Logística e Transportes