Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Logística e Transportes

Início do conteúdo

Porto do Rio Grande desembarca veículos de combate

Publicação:

O Porto Novo do Rio Grande deverá receber, no próximo sábado (12), uma carga um tanto diferente. Trata-se do primeiro lote de um total de 240 carros de combate, conhecidos popularmente como tanques de guerra. A carga, importada pelo Exército Brasileiro, está a bordo do navio do tipo RoRo (onde a carga entra e sai dos porões geralmente sobre rodas) Grand San Paolo. A compra dos carros de combate faz parte do projeto de modernização do Exército Brasileiro desenvolvido desde 2007.

De acordo com o comandante do 6º GAC, tenente-coronel César Henrique Romão, a carga foi comprada pelo Exército Brasileiro com o objetivo de modernizar seus carros de combate que atualmente são do modelo Leopar 1A1, bem inferiores aos que estão sendo comprados, que são Leopar 1A5. Os tanques de guerra foram adquiridos do Exército Alemão e passaram por uma manutenção realizada pela empresa Rheinmetall Land System, para posteriormente serem embarcados em Hamburgo com destino ao Brasil. "Esse modelo de carro de combate é considerado um dos mais modernos no mercado, sendo utilizado por vários países da Europa", avaliou o comandante.

O primeiro lote a ser descarregado contará com 40 unidades dos carros de combate que serão transportados com auxílio de carretas do exército, com capacidade para 50 toneladas, peso médio de cada tanque de guerra. De Rio Grande a carga será transportada para o Parque Regional de Manutenção do Exército Brasileiro em Santa Maria (RS). Seguindo o Plano de distribuição de Organizações Militares de Cavalaria Blindada, os demais lotes serão enviados para as unidades gaúchas do Exército Brasileiro nos municípios de Rosário do Sul, Alegrete, São Luiz Gonzaga e São Gabriel, e para as unidades paranaenses de Rio Negro, Ponta Grossa e Paranaguá.

Secretaria de Logística e Transportes